Couro apresentou queda de 36% no preço em 6 meses
27 de setembro de 2001
Argentina: aumento das perdas com febre aftosa e falta de fundos
1 de outubro de 2001

Surgimento de novo foco de aftosa na Argentina leva RS a reforçar as barreiras na fronteira

Devido à notícia do surgimento de um novo foco de febre aftosa em Monte Caseros, na Argentina, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul está providenciando o reforço das barreiras sanitárias na fronteira do Estado com a Argentina, na região de Barra do Quaraí. O governo gaúcho também solicita novamente o retorno das Forças Armadas às regiões do Rio Grande do Sul que se situam na fronteira com a Argentina e o Uruguai.

José Hermeto Hoffmann, secretário da Agricultura do Estado, deverá fazer o pedido pessoalmente ao ministro da Agricultura, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, uma vez que ambos encontram-se na Rússia, participando da II Reunião da Comissão Intergovernamental de Cooperação Econômica, Comercial, Científica e Tecnológica Brasil/Rússia.

No dia 4 e 12 deste mês, Hoffmann enviu ofício ao Ministério da Agricultura e ao Ministério da Defesa, ressaltando a necessidade das Forças Armadas nessas regiões, por tratarem-se de áreas que apresentam grande risco de contaminação pela doença.

Ao todo, o governo estadual mantém 27 barreiras sanitárias nas áreas limítrofes aos dois países vizinhos para impedir a entrada da febre aftosa em território gaúcho. Segundo informações da secretaria, cerca de 225 servidores trabalham na operação de prevenção, entre médicos veterinários, auxiliares rurais e soldados da Brigada Militar.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Alexandre Inacio), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.