Um surto de raiva causa pânico em moradores do município de Cariré (a 273 km de Fortaleza). Por medo da doença, que já matou pelo menos 250 animais neste ano, entre bovinos e eqüinos, os habitantes da cidade deixaram de comer carne e derivados do leite. Agora, nas casas, o consumo de proteína animal ficou restrito a peixe e frango.
O matadouro público foi fechado temporariamente por um decreto municipal até que o surto esteja controlado. Para o coordenador da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) no município, Aloísio de Macedo, a doença se espalhou por descuido dos criadores, que deixaram de vacinar preventivamente o rebanho.
Estima-se que, na cidade, existam 16 mil cabeças de gado. O número de animais infectados pela raiva pode ser até maior que 250, porque não há um controle exato das causas de morte. “Acreditamos que muitos produtores possam não estar nos informando das mortes, por medo de que, depois, tenham mais prejuízo por dificuldade nas vendas”, disse Macedo.
Fonte: Folha de S.Paulo (por Kamila Fernandes), adaptado por Equipe BeefPoint