Um novo surto de raiva bovina está colocando em alerta as autoridades sanitárias de Mato Grosso do Sul. Segundo dados preliminares da Agência Estadual de Sanidade Animal e Vegetal (Iagro) cerca de 67 bovinos morreram esta semana, na região de Nioaque, infectados pela doença transmitida pelo morcego hematófago. Desde setembro, foram registradas mais de 200 mortes de animais em função da enfermidade somente na região.
A descoberta de novos casos este ano e, consequentemente, um surto da doença na região próxima à Serra de Maracaju, fizeram com que o Iagro colocasse várias equipes de prontidão no município.
Os primeiros focos da raiva foram detectados em Nioaque no mês de setembro de 2001, em quatro propriedades. No entanto, agora, segundo o coordenador de combate à raiva bovina do Iagro, Ademar Etiro Mori, os focos estão aumentando e atingindo rebanhos em outras fazendas.
Segundo Mori, as ocorrências estão sendo observadas nas propriedades situadas às margens do Rio Nioaque e próximas à Serra de Maracaju.
No município de Maracaju, também foram notificados casos da doença e solicitadas equipes para a captura dos morcegos. Em Maracaju são nove propriedades atingidas.
Mori explicou que, visando combater o surto, o Iagro já mobilizou várias equipes na região, realizando captura de morcegos nos locais. Os técnicos entram nas propriedades, verificam onde ficam os “vampiros”, capturam alguns exemplares e aplicam uma pomada que mata os morcegos. Mori explica que, como o morcego hematófago tem o hábito de lamber os demais, acaba morrendo pela ingestão do veneno.
Em Campo Grande, os animais suspeitos de terem a doença estão sendo examinados no laboratório do Hospital Veterinário da UFMS.
O aparecimento dos focos, segundo o veterinário, está ligado à migração dos morcegos hematófagos à região, que possui grande quantidade de cavernas – locais propícios para a proliferação dos morcegos.
O veterinário lembrou ainda que a recomendação do Iagro é para que todos os produtores rurais que possuem propriedades nas regiões próximas aos focos façam a vacinação contra a raiva nos animais.
Nos casos de verificação de mortes nos bovinos por picadas dos morcegos, a orientação é para que o produtor procure um escritório local do Iagro.
Fonte: Correio do Estado/ MS, adaptado por Equipe BeefPoint