Embargo não deve afetar negociações bilaterais
31 de janeiro de 2008
Sadia pretende ampliar área de bovinos
31 de janeiro de 2008

Suspensão de embarques agrada irlandeses

Os produtores de carne irlandeses estão em festa com o bloqueio da importação de carne brasileira. Eles foram os que mais pressionaram Bruxelas para tomar essa decisão. Para o presidente da Associação de Fazendeiros da Irlanda, Padraig Walshe, o Brasil fracassou no controle à aftosa, "no movimento de gado, na rastreabilidade e na fiscalização nas fronteiras".

Os produtores de carne irlandeses estão em festa com o bloqueio da importação de carne brasileira. Eles foram os que mais pressionaram Bruxelas para tomar essa decisão.

Para o presidente da Associação de Fazendeiros da Irlanda, Padraig Walshe, a decisão foi correta. “Queremos a garantia de que a carne que estamos comendo é de qualidade. Por anos, veterinários europeus indicaram que a situação sanitária no Brasil era péssima. Por anos, a UE deu oportunidades para o Brasil colocar seu sistema de vigilância em ordem”, afirmou em notícia de Jamil Chade, do jornal O Estado de S.Paulo.

Segundo ele, o Brasil fracassou no controle à aftosa, “no movimento de gado, na rastreabilidade e na fiscalização nas fronteiras”.

0 Comments

  1. José Leonardo Montes disse:

    É caso de dar risadas, e lá que eles são do tamanhos dos menores estados brasileiros e tiveram aftosa, se são tão bons assim porque eles não conseguem manter um padrão de controle fitosanitarios correto e eficaz, são demagogos mesmos.

  2. Antonio Minoro Tachibana disse:

    Reforçando o comentário do colega.

    Nunca houve focos de febre aftosa causados por importação de carne bovina brasileira.

    Se a nossa situação sanitária é péssima, o que dizer de um país de primeiro mundo que deixa escapar amostras de vírus que estavam guardadas para uma eventual retomada na fabricação de vacinas. Este é o nível elevado de biossegurança que eles possuem.