Sisbov: Mapa publica normativa mudando quarentena
7 de outubro de 2005
Controle parasitário em ovinos e caprinos será tema de treinamento online
11 de outubro de 2005

Suspensão russa sobre Bahia é incógnita

O Ministério da Agricultura da Rússia informou na última sexta-feira, que impôs uma proibição à importação de carnes e produtos derivados originários do estado da Bahia devido ao registro de uma doença viral. A proibição, em vigência desde 5 de outubro, surge após a eclosão da enfermidade estomatite vesicular, informou o ministério em um comunicado.

Gado, cavalos, suínos e animais selvagens são suscetíveis à estomatite vesicular. Alguns dos sintomas da doença se assemelham aos da febre aftosa. De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a doença parece estar atualmente restrita às Américas.

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) não receberam, até o momento, nenhum comunicado oficial das autoridades sanitárias da Rússia acerca da suspensão de importações de carnes, conforme veiculado pela imprensa.

A notícia surpreendeu técnicos do Mapa e da Adab, já que a Bahia não exporta nenhum produto agrícola para a Rússia. “Estamos surpresos com esta informação porque a Bahia não participa do protocolo de exportação firmado entre o Brasil e a Rússia”, disse o presidente da Adab, Luciano Figueiredo.

A agência está aguardando informações da SDA sobre o protocolo de exportação. Figueiredo reafirmou que a Bahia não exporta nenhum produto para o mercado russo. “Exportamos para outros países, inclusive a Comunidade Européia, outros produtos agrícolas”, comentou Figueiredo.

A Abiec, entidade que reúne os exportadores de carne bovina brasileiros, informou, no entanto, que a Bahia não é um fornecedor de carne para exportação e que a produção dessa região é geralmente destinada para consumo doméstico. A entidade também informou não ter recebido detalhes sobre a proibição ou o motivo da medida adotada pelo governo russo. A Rússia é o principal mercado para a carne bovina do Brasil.

Fonte: Mapa e Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.