Mercado Físico da Vaca – 25/11/10
25 de novembro de 2010
Mercados Futuros – 26/11/10
29 de novembro de 2010

Sustentabilidade: setor deve divulgar boas iniciativas

Para o gerente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE), Rodrigo Lima, com as atuais preocupações, o mercado passa a dar mais atenção à forma como os produtos que foram produzidos. Nesse caso, quem já tem ações importantes na área de sustentabilidade deve divulgar, fazer um bom marketing do que já vem desenvolvendo. "É interessante mostrar ao mundo e a qualquer interessado na preservação ambiental que você ou a sua empresa trabalha pela diminuição na emissão de gases. Isso pode gerar inclusive um retorno econômico", destaca.

“Em tempos de mudanças climáticas a agropecuária leva boa parte da culpa pela emissão de gases. A verdade é que qualquer cultura ou produção industrial gera impacto na biodiversidade”, assim define o momento atual, o gerente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE), Rodrigo Lima, que palestrou durante o seminário MS Agro, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

Para o especialista a sustentabilidade é um tema que chegou ao campo e se torna cada vez mais um assunto de interesse entre os produtores rurais. Com as demandas de sustentabilidade para a agricultura, as florestas e a produção de bioenergia, a classe produtiva busca as chamadas boas práticas agrícolas, que podem ser a recuperação de pastagens degradadas, a integração lavoura-pecuária-floresta, o tratamento de dejetos animais, entre outras.

Rodrigo explica que apenas com a redução do desmatamento, o Brasil consegue ter bons índices de redução na emissão de gases. “A agricultura não é a única culpada pelas emissões de gás carbônico no mundo, ela é inclusive afetada por estas mudanças climáticas que estão aparecendo. É importante trabalhar de forma que a agricultura seja amiga do clima e isso é perfeitamente possível”, anuncia.

Com as atuais preocupações, o mercado passa a dar mais atenção à forma como os produtos que foram produzidos. Nesse caso, Rodrigo alerta que quem já tem ações importantes na área de sustentabilidade deve divulgar, fazer um bom marketing do que já vem desenvolvendo.

“É interessante mostrar ao mundo e a qualquer interessado na preservação ambiental que você ou a sua empresa trabalha pela diminuição na emissão de gases. Isso pode gerar inclusive um retorno econômico”, destaca.

As informações são da Famasul, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Os comentários estão encerrados.