Cruzamento industrial aumenta a maciez da carne
17 de fevereiro de 2003
Pecuaristas acreditam que Comitê dará suporte à rastreabilidade
19 de fevereiro de 2003

Taiwan aumenta importação de carne

Taiwan poderá aumentar as importações de carne bovina neste ano, dando um impulso aos pecuaristas australianos e norte-americanos, segundo informações do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

As importações de carne vermelha, conforme as previsões, deverão atingir 93 mil toneladas neste ano, um aumento de 5,7% em relação à estimativa de 88 mil toneladas do ano passado, segundo dados do governo americano.

A demanda de carne bovina em Taiwan está crescendo, estimulada pela recuperação da economia da ilha e do seu ingresso na Organização Mundial de Comércio (OMC) no ano passado, que exigiu a redução tarifária.

A Austrália, maior exportador mundial de carne bovina, forneceu mais da metade de carne importada por Taiwan em 2002, à frente da Nova Zelândia, com 12% do mercado, e dos EUA, com 20%.

“A participação norte-americana do mercado deverá aumentar ligeiramente para mais de 20% devido à ampliação de compras de produtos norte-americanos da faixa superior de preço consumidos em restaurantes caros”, segundo dados do relatório, de autoria de Eric Trachtenberg e Rosemary Kao. “Isso deverá reverter em parte os avanços alcançados em 2002 em fatia de mercado feitos pela Austrália e Nova Zelândia à medida que os consumidores optam por cortes de custo mais baixo”.

A economia de Taiwan provavelmente vai crescer 3,3% em 2002 enquanto a recuperação da demanda de exportação reergueu o país de uma depressão recorde em 2001, estimou o governo em novembro. As autoridades de Taiwan projetaram a expansão do PIB em 3,4% para este ano.

Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.