Mercado Físico da Vaca – 05/01/10
5 de janeiro de 2010
Mercados Futuros – 06/01/10
7 de janeiro de 2010

Taiwan bloqueia importações de carne bovina dos EUA

Taiwan voltou atrás em uma lei de segurança alimentar na terça-feira proibindo algumas importações de carne bovina dos Estados Unidos, estimulando uma resposta de seu maior aliado, que disse que a medida prejudica a credibilidade da ilha como parceiro comercial.

Taiwan voltou atrás em uma lei de segurança alimentar na terça-feira proibindo algumas importações de carne bovina dos Estados Unidos, estimulando uma resposta de seu maior aliado, que disse que a medida prejudica a credibilidade da ilha como parceiro comercial.

O Governo dos Estados Unidos “lamenta profundamente” a decisão de Taiwan de reinstalar a barreira devido aos medos com relação à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”, disse o embaixador de Washington, sugerindo um esfriamento no suporte dos EUA na função de Taiwan na Organização Mundial de Comércio (OMC).

O tratamento que Taiwan tem dado a esse assunto tem gerado confusão nos exportadores de carne bovina dos Estados Unidos em seu sexto maior mercado em valor, que teve um valor de US$ 114 milhões no final de outubro comparado com as exportações totais no valor de US$ 14,5 bilhões nos primeiros dez meses do ano anterior.

Em 22 de outubro, Taiwan disse que reabriria seus mercados à carne bovina norte-americana com osso, bem como para carne bovina e miúdos, que incluem partes como cérebro. No entanto, a lei aprovada pelo parlamento na terça-feira não permite mais importações de carne bovina e miúdos.

“Essa ação também prejudica a credibilidade de Taiwan como um parceiro comercial responsável e dificultará para nós concluirmos acordos futuros para expandir e fortalecer o comércio bilateral e os vínculos econômicos daqui para a frente”, disse os Estados Unidos.

Ying-jeou, presidente de Taiwan, disse que reconhece os Estados Unidos como um “aliado de confiança” de Taiwan, mas disse que a ilha não pode ignorar a saúde das pessoas.

Uma reunião entre Taiwan e Estados Unidos marcada para esse mês para o acordo de estrutura de Comércio e Investimentos foi adiada por causa da disputa da carne bovina, disse a mídia local.

Pressionado por oficiais dos Estados Unidos, Taiwan removeu as barreiras à carne bovina antes de ter avaliado a opinião pública, disseram analistas.

Taiwan primeiramente proibiu a entrada de carne bovina dos Estados Unidos em dezembro de 2003, após o registro do primeiro caso de EEB no país. Em 2006, Taiwan abriu seu mercado para carne bovina sem osso dos Estados Unidos de animais de 30 meses de idade ou menos.

A reportagem é da Reuters traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.