Remate Leilões organiza “5o Leilão Brangus Brasil”
2 de abril de 2004
Rebanho baiano cresce 5,43%
6 de abril de 2004

Taiwan deverá retirar barreira à carne bovina dos EUA

Taiwan deverá retirar a barreira à carne bovina dos Estados Unidos assim que o país apresentar justificativas que mostrem que os produtos norte-americanos são livres de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), informaram oficiais de Taiwan na última quarta-feira.

Mais de 60 países impuseram barreira à carne bovina dos EUA após o registro de um caso de EEB em dezembro passado, em um animal do Estado de Washington. Os EUA perderam cerca de US$ 3,8 bilhões em exportações devido a interrupção das exportações.

“A única coisa que precisamos é uma avaliação de risco feita pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) que mandaremos à nossa equipe de especialistas para revisar e tomar a decisão”, disse o diretor da Agência de Segurança Alimentar, Chen Lu-hung.

Os EUA exportaram US$ 77,8 milhões em carne bovina para Taiwan em 2003, de acordo com dados do governo, tornando-se o terceiro maior fornecedor deste produto para Taiwan, com 23% do mercado. A Austrália é o maior fornecedor, com 44%.

“Se a segurança for garantida, então a decisão será tomada o mais rápido possível, e eu acho que isso será positivo”, disse Lu-hung, que não disse quando as importações poderiam ser retomadas.

Os EUA disseram na semana passada que iam pedir a todos os seus parceiros comerciais que reabrissem seus mercados para a carne bovina norte-americana, dizendo que o país é livre de EEB e mandando cartas detalhando as medidas tomadas desde a descoberta da doença.

“Houve somente uma vaca infectada e, de acordo com a investigação feita pelo USDA, esta era do Canadá”, disse Lu-hung. “Os EUA também tomaram novas medidas para eliminar os materiais de risco específico da linha de produção”. Os materiais de risco específico incluem partes dos bovinos que têm maiores chances de disseminar a doença, incluindo cérebro, medula espinhal, baço e intestinos.

Fonte:Reuters, adaptado por Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.