Mercados Futuros – 28/06/07
28 de junho de 2007
Indicador Esalq/BM&F já é cotado a mais de R$ 60,00
2 de julho de 2007

Taiwan remove barreira à carne bovina canadense

Taiwan removeu sob condições a barreira às importações de carne bovina do Canadá, pondo fim à restrição de quatro anos devido à descoberta de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) no país. A medida era esperada após um painel reunido pelo Departamento de Saúde no mês passado ter declarado que o risco de EEB no Canadá era muito baixo após avaliar como as autoridades têm feito os controles da doença.

Taiwan removeu sob condições a barreira às importações de carne bovina do Canadá, pondo fim à restrição de quatro anos devido à descoberta de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) no país. A medida era esperada após um painel reunido pelo Departamento de Saúde no mês passado ter declarado que o risco de EEB no Canadá era muito baixo após avaliar como as autoridades têm feito os controles da doença. A decisão de remover a barreira se tornou efetiva a partir do último sábado.

Segundo reportagem da agência Reuters, pelo novo acordo, a carne bovina importada do Canadá por Taiwan precisa ser de cortes sem osso oriundos de animais de menos de 30 meses de idade e livre de qualquer outro material que tenha um alto risco de transmissão da doença, como tecidos de cérebro ou medula espinhal, informou o Departamento de Taiwan.

Taiwan proibiu as importações de carne bovina canadense em maio de 2003 após a descoberta do primeiro caso de EEB no país. Em maio deste ano, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) suavizou sua classificação de segurança sobre a produção bovina do Canadá e dos EUA, classificando como “risco controlado” para a doença.

Antes da barreira, Taiwan era o quinto maior mercado de exportação de carne bovina do Canadá e um dos de mais rápidos crescimentos, com vendas de quase Cdn$ 20 milhões (US$ 18,69 milhões) em 2002, de acordo com estatísticas do Governo canadense.

Os comentários estão encerrados.