Reposição Fêmea Nelore – 16/04/08
16 de abril de 2008
Arrobas de boi gordo por tonelada de carne bovina in natura exportada
18 de abril de 2008

Taxa de juro básico SELIC sobe 0,50

Copom - Comitê de Política Monetária - do Banco Central (BC) eleva o juro básico em 0,50 ponto percentual, para 11,75% ao ano. De acordo com o diário britânico "Financial Times", o BC surpreendeu os mercados ao decidir aumentar sua taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, o dobro do que a maioria dos economistas previam.

Notícia do Valor Online informou que o Copom – Comitê de Política Monetária – do Banco Central (BC) elevou ontem, 16 de abril, o juro básico em 0,50 ponto percentual, para 11,75% ao ano. “Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 11,75% ao ano”, justificou-se.

De acordo com o diário britânico “Financial Times”, o BC surpreendeu os mercados ao decidir aumentar sua taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, o dobro do que a maioria dos economistas previam.

O aumento pôs fim a mais de dois anos de cortes das taxas em meio a crescentes preocupações de que a inflação dos preços ao consumidor excederá a meta do governo neste ano, já que nos últimos dois anos o consumo interno tomou o lugar das exportações como motor do crescimento brasileiro, com um boom de consumo estimulado por desemprego em queda, salários em alta e crédito barato.

O Financial Times observa que a expectativa com o possível corte dos juros já havia levado a cotação do dólar a fechar em seu menor nível em nove anos, a R$ 1,66. A reportagem comenta que a previsão é que os preços ao consumidor subam 4,66% neste ano, ultrapassando a meta do governo, de 4,5%, pela primeira vez”.

O próximo encontro do Copom está marcado para o começo de junho.

Os comentários estão encerrados.