Existe um importante fator de erro, muito comum na avaliação do desempenho dos bois confinados. Saiba mais detalhes sobre o manejo para o aumento da produtividade em confinamento, lendo esta dica e participando do Curso Online AgriPoint Confinamento: manejo para aumento da produtividade, que terá início no dia 02 de fevereiro.
Existe um importante fator de erro, muito comum na avaliação do desempenho dos bois confinados:
“Confundir o enchimento do trato digestivo com ganho de peso”
O rumem do bovino tem capacidade para 60-80 litros. O conteúdo ruminal tem densidade de 0,8 – 1,0 kg/litro. Desse modo, o conteúdo ruminal pode pesar até 50 a 80 kg, ou seja: entre 15 a 20 % do peso vivo do bovino.
O peso do conteúdo ruminal, após jejum, pode ser reduzido em 40-50 %, o que equivale a 25 – 30 kg. Se o confinador não usar de um procedimento que padronize o enchimento do rumem, entre diferentes pesagens, a avaliação do ganho de peso não será confiável.
As figuras que seguem ilustram o efeito do enchimento do rumem sobre os cálculos de ganho de peso dos bovinos confinados.
Para evitar esta influência das variações do conteúdo ruminal sobre o cálculo de ganho de peso dos bovinos, existe um recurso: o jejum, antes da pesagem.
JEJUM TÉCNICO – período de 14 horas de jejum de alimentos – a água é fornecida normalmente
Este período de jejum permite padronizar o enchimento do rumem em cerca de 50 – 60 % e assim evitar variações indesejáveis na avaliação do ganho de peso.
O período de jejum não prejudica o desempenho dos bovinos.
Ao contrário, o jejum melhora o comportamento de consumo dos bois nos dias seguintes, especialmente quando o manejo de arraçoamento é deficiente.
Saiba mais detalhes sobre o manejo para o aumento da produtividade em confinamento, participando do Curso Online AgriPoint Confinamento: manejo para aumento da produtividade, com início imediato.
Esta dica foi retirada do material elaborado pelo instrutor M.Sc. Ricardo Burgi, para o módulo 4 deste curso, que apresentará o Controle de desempenho: – controle do fornecimento e consumo de rações; – controle do movimento de bois; – técnicas de pesagem dos bois confinados: jejum técnico, controles individuais, por lote e/ou por amostragem; – índices de desempenho: ganho de peso, consumo, conversão alimentar, custo do ganho, custo de produção. Conheça a programação completa deste curso. Gostou? Faça sua inscrição agora mesmo! |