O diretor do Departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), João Cavalléro, e o coordenador do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e outras Encefalopatias, Guilherme Marques, viajaram no sábado (16) para a Suíça. Lá eles participarão, até dia 28, de uma viagem de estudos sobre vigilância epidemiológica da BSE.
O evento está reunindo técnicos de oito países latino-americanos (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Chile, México e Peru).
Segundo Marques, esse é o primeiro curso do gênero promovido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), voltado para técnicos que atuam nos sistemas de defesa sanitária em países da América Latina.
Embora a região não tenha registrado, até agora, nenhum caso de BSE, o conhecimento da doença e das medidas de prevenção e combate adotadas, principalmente em países como Inglaterra, França e Alemanha, vão ajudar os governos latinos a minimizar os riscos no continente.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint