Síntese Agropecuária BM&F – 31/10/02
1 de novembro de 2002
Paraguai: 700 bovinos já foram sacrificados
5 de novembro de 2002

Técnicos do Nafta sugerem medidas para defesa animal brasileira

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Carlos de Oliveira, informou o encerramento da viagem da missão técnica dos Estados Unidos e Canadá, países integrantes do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Pará.

Eles fizeram algumas sugestões de aprimoramento no controle da doença, como o fortalecimento do quadro de pessoal nas zonas de fronteira e ampliação da capacidade de diagnóstico dos laboratórios. Além disso, eles querem mais informações sobre dados epidemiológicos para recuperação do status sanitário do Circuito Pecuário Sul e de controle de vacinação.

Esta é a primeira de, no mínimo, mais três visitas que devem ocorrer no ano que vem para coleta de informações sobre outros estados incluídos na área livre de aftosa com vacinação. O objetivo da missão é avaliar se o programa sanitário do Brasil atende às exigências dos padrões americanos para importação de carne bovina fresca.

A expectativa do governo brasileiro é de que as negociações possam ser encerradas no ano que vem para que as empresas brasileiras possam exportar para os EUA e o Canadá a partir de 2004. Oliveira disse que os técnicos também obtiveram informações sobre o foco de aftosa registrado no Paraguai e sobre as medidas que o Brasil adotou para evitar a contaminação.

Fonte: O Estado de São Paulo (por Gecy Belmonte) e Gazeta Mercantil (por Neila Baldi), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.