Campanha de promoção de carnes da Austrália investiga hábitos e atitudes dos consumidores
19 de junho de 2002
Pecuaristas ditam as regras do preço do boi no RS
21 de junho de 2002

Tecnologia da informação

A evolução humana progrediu da era da agricultura para a era da industrialização e, agora, vivemos na era da informação.

A nossa sociedade vive atualmente em um ambiente onde a complexidade das informações, geradas em grande número, é fundamental no processo de sobrevivência de todos os setores da atividade humana.

Na era da informação, substituta da era da industrialização, a Tecnologia da Informação (TI) é a principal força de mudança, representando um insumo de grande importância e decisivo na correta tomada de decisões.

Nestes novos tempos, onde toda a economia mundial está globalizada, e o acesso a novas tecnologias é praticamente ilimitado, o produtor rural necessita de uma nova visão da forma de gestão de suas atividades, mudando de atitude, abandonando sua postura tradicional de simples produtor para assumir o papel maior de gestor administrativo, tomador de decisões precisas e em tempo real, ou seja, assumir a postura de empresário rural.

As modernas tecnologias da informação foram criadas para dar suporte a essa nova maneira de gestão do setor produtivo. Possibilitam o acesso a informações mais corretas e consistentes, viabilizando, de forma eficiente, a utilização dos recursos disponíveis, dando eficácia na definição do que, quanto e como produzir.

O relatório do U.S. Office of Tecnology Assesment (OTA, 1986) classifica as novas tecnologias da informação aplicadas ao setor agropecuário e agroindustrial em três grandes grupos:

a) tecnologias de monitoramento e controle;
b) tecnologias de telecomunicações e
c) tecnologias de gerenciamento de informações.

Vamos aqui nos ater somente à tecnologia de gerenciamento de informações.

Como já conceituado em artigo anterior, há diferença entre dado e informação:

Informações são dados disponibilizados de forma organizada e estruturada, capazes de conduzir à compreensão de um fato ou situação.

O processo de transformação de dados em informações caracteriza-se como SI – Sistema de Informação (Information System – IS), ferramenta capaz de gerar informações necessárias ao Gestor Administrativo para a correta tomada de decisões.

O Sistema de Informação é composto por:

– Coleta e Armazenamento de dados (entradas);
– Processamento e Classificação de dados (processamento) e
– Produção e Distribuição de Informações (saídas)

Quando o SI é utilizado para a geração de informações para ser utilizadas no processo de tomada de decisão, temos um SIG, Sistema de Informações Gerenciais. Os SIG utilizam tanto informações processadas de forma manual como eletrônica.

Oliveira (1.986) propõe como modelo representativo do SIG:

A adequação de um SIG às condições específicas de cada produtor rural é fundamental para o desempenho da função de Tomador de Decisões.

A administração da informação é, e será cada vez mais, o fator preponderante para o sucesso das empresas, sejam urbanas ou rurais.

Bibliografia: Gestão da Informação na Fazenda – Prof. José Carlos dos Santos Jesus, módulo do curso de pós-graduação em Gestão da Informação no Agronegócio por Arosoft – UFJF – UFLA – EMBRAPA

Os comentários estão encerrados.