A sexta-feira (8/12) tem alerta de temporais no litoral paulista com a aproximação de uma frente fria em todo Sudeste, principalmente em São Paulo. A chuva será volumosa, com transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra. A Climatempo destaca toda a Baixada Santista e o litoral norte. Enquanto isso, a capital também terá chuva, desde a manhã até a noite, mas sempre intercalando com períodos de melhora.
Nos outros estados, também chove no extremo sul do Rio de Janeiro com ventos fortes, enquanto no Triângulo Mineiro, interior de Minas Gerais, boa parte do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e oeste e norte paulista, as pancadas são brandas com sol. O tempo firme prevalece no sol do norte mineiro e capixaba, sem nebulosidades e umidade relativa do ar abaixo dos 30%.
Mesmo se deslocando do Sul para o Sudeste, a frente fria ainda mantém instabilidades no litoral de Santa Catarina e do Paraná, além da capital Curitiba. A previsão é de chuva durante toda a sexta-feira. Há riscos de trovoadas e rajadas de vento de até 70 km/h no território paranaense, segundo a Climatempo.
No Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e extremo sul do Paraná, o tempo firme prevalece. Uma área de alta pressão inibe a formação de nuvens carregadas e mantém o céu aberto.
No Centro-Oeste, as nuvens carregadas sobre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso causam chuvas nos estados, com volumes acumulados expressivos sobre Campo Grande e sul do Mato Grosso do Sul. Em Goiás, o tempo aberto seguirá durante o dia, inclusive no Distrito Federal. A Climatempo indica calor forte, com máxima de 35ºC em Goiânia e tempo seco.
No Nordeste, a chuva acontece de maneira fraca na costa leste do Nordeste em razão da infiltração marítima. A tendência é que chova mais forte no sul do Maranhão, sul do Piauí e extremo oeste da Bahia, mas ainda assim, as pancadas não serão tão volumosas. No restante da região, o sol vai predominar durante todo o dia, com forte calor: máxima de 32ºC em São Luís e 37ºC em Teresina.
No Norte, os temporais continuam em boa parte da região. Só não chove no extremo sul do Tocantins, enquanto todas as demais áreas devem receber pancadas com mais intensidade no interior do Amazonas e no Acre. Além disso, o calor no meio da tarde continua com destaque para as máximas de 33ºC em Belém e Porto Velho e 34ºC em Palmas.
Fonte: Globo Rural.