O destaque da previsão do tempo para esta quarta-feira (10/1) é o Rio Grande do Sul. Nuvens carregadas vão causar chuvas intensas na Fronteira Oeste, áreas do Noroeste e região das Missões. Os altos volumes acumulados podem causar enchentes, alagamentos e derrubamento de árvores, informa a Climatempo. Essa chuva começa de manhã e se prolonga até a noite.
A capital Porto Alegre também receberá chuvas, mas de maneira mais branda e intercalado com aberturas de sol. Assim como o interior do Paraná e de Santa Catarina, que devem ter pancadas isoladas ao longo do dia.
No Sudeste, os temporais também predominam. A chuva acontece com intensidade em áreas de Minas Gerais, como o Triângulo Mineiro e Belo Horizonte, desde o início do dia. Em boa parte de São Paulo, o sol aparece pela manhã, mas as chuvas acontecem à tarde, com exceção para as áreas de divisa com Minas Gerais.
No litoral do Rio de Janeiro e boa parte do Espírito Santo a condição é de chuva passageira, sem grandes volumes acumulados. No norte mineiro, o tempo se mantém firme, aponta o boletim.
No Centro-Oeste, os ventos vindos do Norte mantém o tempo instável. A metade norte de Mato Grosso terá as chuvas mais fortes nesta quarta-feira, e a chuva acontece também em Goiás e Mato Grosso do Sul. Só não há previsão para precipitações no oeste do Mato Grosso do Sul, onde a umidade relativa do ar continua abaixo dos 30%.
No Nordeste, a chuva vai avançar sobre o sertão. Essas pancadas acontecem de maneira forte mudando o cenário atual de chuvas. Nas áreas da costa norte do Nordeste a chuva é passageira, enquanto na costa leste as precipitações fortes se localizam em Sergipe e Alagoas. No interior da Bahia e no Rio Grande do Norte, o tempo firme prevalece.
No Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue favorecendo a entrada de umidade na região. No interior do Amazonas, leste de Rondônia, sul do Pará e do Tocantins, a chuva acontece desde o início do dia, com períodos de melhora, mas muitas nuvens. No Acre, interior do Pará, norte do Tocantins e Roraima, a chuva também acontece, mas de maneira mais isolada, principalmente a partir do período da tarde.
Fonte: Globo Rural.