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Tendências do SIAL 2006: sofisticação, exotismo e variedade

Ocorreu no final de outubro uma das principais feiras de alimentos do mundo, Salão Internacional da Alimentação - SIAL 2006, em Paris, França. O BeefPoint esteve presente na feira e traz algumas das tendências apresentadas na exposição de produtos inovadores, selecionados pela organização da mostra "Tendências e Inovações Internacionais".

Ocorreu no final de outubro uma das principais feiras de alimentos do mundo, Salão Internacional da Alimentação – SIAL 2006, em Paris, França. O BeefPoint esteve presente na feira e traz algumas das tendências apresentadas na exposição de produtos inovadores, selecionados pela organização da mostra “Tendências e Inovações Internacionais”.

Nessa mostra, foram analisados 460 lançamentos de produtos, de todo o mundo e apresentados cinco eixos de inovação, que se dividem em 15 tendências de consumo, no mercado de alimentos, apresentados abaixo.

Tendências de consumo:

  • Prazer
    • sofisticação
    • exotismo
    • variedade de sentidos
    • alegria

  • Saúde
    • natural
    • vegetariano
    • funcional

  • Forma física
    • dieta
    • energia / bem-estar
    • cosméticos

  • Conveniência
    • fácil de preparar
    • ganha-tempo
    • nomadismo

  • Ética
    • cidadania
    • ecologia

Primeira grande tendência – Prazer

O primeiro eixo é o do prazer ou indulgência. Estão representadas as tendências: sofisticação, exotismo, variedade de sabores e alegria. São tendências ainda muito pouco exploradas pela cadeia da carne mundial, em especial pelo Brasil. Na carne bovina, não há ofertas similares a que existe em outros setores que exploram a sofisticação do produto, como vinhos finos. Ou ainda segmentos, como o de frutas, que trabalham o exotismo dos sabores.

No mercado de alimentos em geral, a feira mostrou uma multiplicação de ofertas de produtos com ingredientes selecionados, nobres ou incomuns, com receitas e preparação elaboradas. A embalagem também é um quesito muito importante em produtos que miram essa tendência.

O mercado alvo dessa tendência é o consumidor que busca produtos altamente diferenciados e especiais, não se importando em pagar mais por isso. Algumas vezes o próprio uso do produto garante status ao consumidor. Existem até produtos que se posicionam fortemente como “extra-premium”, sem receio que isso possa chocar o consumidor.

Seguindo as tendências de variedade de sabores e alegria, as empresas têm oferecido produtos com grande diversidade de cores, sabores e aromas, além de versões específicas para datas e eventos especiais. A tendência alegria é explorada principalmente para estimular o consumo do público infantil.

Para atender a tendência prazer é preciso se posicionar como único, para consumidores especiais, ou ocasiões especiais. De acordo com dados da pesquisa apresentada no SIAL, o continente que mais explora o eixo do prazer atualmente é a Europa, com destaque para sofisticação e exotismo.

Ao escolher pelo exotismo, o consumidor espera “escapar” do dia-a-dia. A principal forma que as empresas encontraram para atender essa tendência é a oferta de produtos com receita/sabor específicos de um país. Há cuidado em identificar precisamente a origem do produto e forma de preparo, associando com uma experiência de consumo. Promover a riqueza de sabores e temperos, bem como a forma única do brasileiro fazer churrasco podem ser oportunidades para o Brasil oferecer carnes que atendam a essa tendência.

Outra oportunidade para o Brasil é a oferta de cortes de carne “extra-premium”, com elevado preço. No SIAL, em stand de uma importadora holandesa, estavam expostos cortes de carne escocesa, com preços para contra-filé e alcatra apenas um pouco superiores aos do Brasil. No entanto o preço do filé-mignom era muito superior ao brasileiro, buscando um posicionamento de produto “premium”.

Cortes de carne “extra-premium” devem ser ofertados em embalagens especiais, com design inovador, refletindo a exclusividade do produto. Pode-se imaginar a oferta de carnes especiais, de alto preço, em embalagens mais parecidas com caixas de uísque, do que embalagens de carne, que seriam inclusive um ótimo presente de final de ano. Nesse tipo de produto, a escassez, dificuldade de encontrar e alto preço, podem deixar de ser uma desvantagem, se transformando em diferencial.

Nos próximos artigos abordaremos as outras quatro grandes tendências: saúde, forma, conveniência e ética.

0 Comments

  1. Eloísa Muxfeldt Arns disse:

    Miguel, como citaste em teu artigo, esta é uma ótima oportunidade para o Brasil. Acredito que nos falte ainda esta abordagem de “produto de alto valor agregado”, com investimentos em design e embalagens de qualidade que diferenciem o produto da carne comercializada da forma tradicional.

    Vou aguardar os outros artigos pois aprecio a forma que utilizas para nos comunicar tuas impressões e analisá-las com uma ótica abrangente e aplicativa.
    Um abraço

    Eloísa

  2. Rogerio Zart disse:

    Bárbaro Miguel!!

    Estava aguardando ansiosamente seus comentários sobre o SIAL. Vou esperar os outros para comentar!!

    Abraço
    Rogerio Zart