Síntese Agropecuária BM&F – 25/09/03
26 de setembro de 2003
RS não tem agentes de fiscalização suficientes
30 de setembro de 2003

Termina amanhã prazo para vacinação no Circuito Leste

Os pecuaristas do Circuito Leste, que inclui Belo Horizonte e região central de Minas Gerais, têm até amanhã (30) para vacinar o gado contra a febre aftosa. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), acredita que cerca de cinco milhões de cabeças deverão ser vacinadas até o final deste mês. A vacinação do gado no circuito pecuário Centro-Oeste, incluindo Triângulo e Sul de Minas, terá início em novembro.

Quem não comprovar a imunização terá o gado vacinado pela autarquia, mas deverá arcar com a vacina e o deslocamento dos funcionários. Além disso, terá que arcar com uma multa de R$ 26,56 por cabeça. Conforme o IMA, é pequeno o número de pecuaristas que deixa de vacinar o gado. Isso acontece mais com quem tem poucas cabeças.

Sorologia

Em setembro, o IMA, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizou mais um inquérito soroepidemiológico em bovinos de 106 propriedades rurais do Estado, localizadas em 76 municípios dos circuitos pecuários Centro-Oeste e Leste. A intenção é comprovar a ausência da atividade viral, garantindo a manutenção de área livre de febre aftosa com vacinação em todo território mineiro.

Segundo o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, foram coletadas amostras de sangue de 2,5 mil animais de sete a 12 meses. O material será encaminhado para um laboratório de Porto Alegre (RS) e os resultados devem sair até o final de outubro.

Fonte: Hoje em Dia/MG (por João Alberto Aguiar), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.