A 1a Prova de Ganho de Peso Sulina de Nelore encerrou-se na manhã de sexta-feira (3), em Santa Maria (RS). Criadores da raça reuniram-se com técnicos e alunos do curso de zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para a última pesagem dos 31 animais, que estavam desde 18 de junho no Setor de Bovinocultura de Corte da instituição.
O criador Viriato Vargas, da Fazenda Cantagalo, de São Borja, obteve o primeiro lugar, com o touro LSW 118, classificado como excelente pelos técnicos. O segundo e terceiro lugares ficaram para o criador Inácio Simão Martins, da Guarani Agropecuária, do município de São Francisco de Assis, com dois animais PO classificados como Elite.
Técnicos das associações Brasileira dos Criadores de Zebu, de Uberaba (MG), e de Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ), de Porto Alegre, estiveram presentes. Promovida pela Associação Sulina de Nelore (ASN), a pesagem tem o objetivo de mostrar para o país que a região Sul tem potencial para a criação da raça. No próximo ano, haverá outra prova, com data a ser confirmada.
Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint