Progênie de Kalgery é campeã em Araraquara
26 de agosto de 2003
Expointer: Expectativa é faturamento de R$ 3,5 milhões nos remates
28 de agosto de 2003

Tesouro genético à venda no 10o Leilão Boticão

A Fazenda Boticão ­ excelência em Nelore Mocho ­ realiza no dia 17 de outubro, às 19 horas, durante a Expo Rio Preto (SP), o 10o Leilão Boticão Nelore Mocho, de Flávio Cotrim e Convidados.

A excelência de um plantel só pode ser atingida quando, sobre uma forte base genética, aplicam-se os mais modernos métodos de melhoramento animal: avaliação fenotípica e funcional, manejo adequado e acasalamentos dirigidos. “Assim obtém-se um ganho equilibrado de todas as características produtivas e o desempenho global da criação evolui, após um ano, de forma segura em todos os animais”, explica Flávio Cotrim, titular da fazenda Boticão (Barretos/SP).

Flávio Cotrim é responsável por dar continuidade ao “tesouro genético” moldado por seu tio Oswaldo Rodrigues Borges que comprou de Francisco Jacintho, em 1967, seu primeiro Nelore Mocho, o touro Salitre (H 105), que formou a base de suas matrizes mochas.

A Fazenda Boticão participa, ao mesmo tempo, dos programas de melhoramento genético da Universidade de São Paulo (USP) e da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), das provas de avaliação de carcaça, pistas de julgamento e de ganho de peso.

O programa da USP conferiu a 99% do rebanho da fazenda, o MGT (Mérito Genético Total) positivo pelo acasalamento das matrizes que originaram reprodutores de altas DEPs.

O gado da Boticão é criado essencialmente a pasto, sem o auxílio de creep-feeding, o que faz com que os animais alimentem-se apenas de leite materno, facilitando o controle dos DEPs maternos para leite.

Machos e fêmeas já estão sendo avaliados neste período de seca para o Leilão, em outubro: os lotes à venda correspondem a 30% das matrizes da fazenda, que serão repostas por novilhas, e 90% dos touros.

O leilão Boticão completa10 anos de excelentes oportunidades e grandes negócios. Este ano, São José do Rio Preto, serão ofertadas 40 fêmeas, sendo algumas doadoras de embriões, assim como novilhas de pista e de campo, além de 80 touros criados a pasto, prontos para produção de novilhos precoces.

O evento, que acontecerá no recinto Xingu Leilões (Rodovia Washington Luiz, km 447) terá transmissão ao vivo pelo Canal do Boi. O 10o Leilão Boticão é uma realização da Programa Leilões em parceria com a Central Leilões.

Mais informações, assim como a relação dos animais a serem vendidos, podem ser obtidas através do formulário abaixo.

Fonte: Assessoria de imprensa da Fazenda Boticão

Os comentários estão encerrados.