Em cinco edições, o Teste de Performance da Fazenda Mariópolis, importante projeto de seleção das raças bovinas adaptadas Bonsmara, Caracu e Senepol, localizada em Itapira, interior de São Paulo, já testou cerca de 700 animais. Desse total, cerca de 150 foram aprovados e estão a campo, produzindo filhos com qualidade e padrão, ajudando o Brasil a se tornar no maior exportador de carne bovina do mundo.
O Teste de Performance da Fazenda Mariópolis é uma seleção rigorosa dos melhores animais. Durante o teste, que dura cinco meses, os bovinos são avaliados por suas características de ganho de peso, fertilidade, carcaça – escores visuais de conformação, precocidade e musculosidade -, aprumos, cascos e adaptabilidade (contagem de carrapatos, espessura do couro, tipo e comprimento do pêlo).
A 5a edição do Teste de Performance está avaliando cerca de 200 bovinos adaptados (Caracu, Bonsmara e Senepol) de 12 projetos pecuários dos Estados de São Paulo, Paraná, Minas e Mato Grosso. O resultado final dessa avaliação será divulgado em outubro.
Os testes são feitos a pasto, com suplementação mineral coordenada pelo professor Cláudio Haddad (Esalq/USP) e pela equipe técnica da Tortuga Cia. Zootécnica. A avaliação genética do teste é feita pelo núcleo de Zootecnia e a avaliação funcional pelo professor Danny Bosman, da África do Sul, considerado uma das maiores autoridades mundiais em raças adaptadas. Ao final, os animais que apresentarem os índices mais elevados serão vendidos no 5a Leilão Mariópolis, programado para o dia 29 de outubro, em Itapira.
Fonte: Assessoria de impresa da Fazenda Mariópolis