O Centro de Avaliação e Comercialização de Touros (CAT) divulgou os resultados do teste de performance da raça Braford. Foram 154 dias avaliando os animais quanto ao ganho de peso, perímetro escrotal, precocidade, espessura de gordura, entre outros itens. Dos 18 animais Braford participantes, 10 obtiveram Índice CAT Positivo.
O primeiro colocado nas avaliações foi um touro da Agropecuária Jacarezinho de São Paulo, que alcançou o índice de 8.091, com pesagem final de 500 kg. Outro animal da Jacarezinho ficou na segunda posição, com índice de 7.247 e peso final de 484 kg. Um touro de propriedade de Rogério Zart, de Mato Grosso do Sul, ficou em terceiro lugar. Este animal, que obteve índice 6.593, pesando 442 kg, foi o escolhido pela Lagoa da Serra a participar do programa de avaliação e identificação de novos touros.
Segundo a presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Greice Martins, o teste de avaliação do CAT, juntamente com os testes realizados em parceria com a Fepagro e Embrapa, são fundamentais para o aprimoramento da raça. Em dois anos, o teste da CAT já avaliou 2.250 touros de 16 raças. A avaliação é acompanhada pela ESALQ/USP, FZEA/USP, Universidade Federal de Uberlândia, Chalet Agropecuária, pelo corpo técnico da Lagoa da Serra e Conselho Técnico das Associações de Criadores de Raças que participam do teste.
Fonte: Assessoria de Imprensa da ABHB (por Cristiane Pereira)