Margen fecha seis frigoríficos no MS, GO e MT
4 de janeiro de 2006
Inovação tecnológica em forrageiras para eqüinos e ovinos
6 de janeiro de 2006

Tipos de bovinos a confinar

O desempenho dos bois confinados é influenciado, dentre alguns fatores, pela correta escolha dos bovinos, tema dessa pequena dica.

Uma vez observada a questão sanitária, qualquer raça ou categoria de bovinos podem ser engordadas. Porém, existem tipos que apresentam conversão alimentar mais eficiente e ganho de peso mais econômico. Para identificar este tipo de indivíduo, basta observar uma regra simples: produzir musculatura é mais eficiente do que produzir gordura corporal.

Os bovinos consumem 5 vezes mais alimentos para produzir uma unidade de peso de tecido adiposo do que para produzir a mesma unidade de peso de tecido muscular. Assim, a preferência para o confinamento deve sempre recair em bovinos capazes de ganhar também muita massa muscular, durante o período de engorda.

Vamos a algumas considerações sobre a engorda de 3 categorias de bovinos:

Bezerros desmamados (super-precoce)
Ganham peso eficientemente, pois estão na fase de ímpeto de crescimento, com grande formação de massa muscular. Porém, o período de seu confinamento é longo (130 -160 dias) e, conforme a raça, os bezerros podem não apresentar o peso e o grau de terminação exigido pelos frigoríficos.

Deve-se preferir bezerros de linhagens ou raças precoces (cruzamento industrial) e que foram desmamados com peso vivo superior a 220 kg. As raças taurinas continentais podem apresentar mais dificuldade de atingir a terminação adequada, aos 12-13 meses de idade.

Garrotes de 15 a 20 meses (precoce)
Até os 24-30 meses, os bovinos apresentam ainda crescimento corporal, com aumento da massa muscular. Estão no final da fase de crescimento e seu ganho de peso ainda é eficiente.

O período de confinamento geralmente é de 100 a 120 dias. Deve-se preferir garrotes de linhagens, raças ou cruzas precoces, com peso vivo inicial acima de 280 kg, castrados, que aparentem desenvolvimento físico normal e potencial para atingir o grau de terminação e o peso de carcaça exigidos pelos frigoríficos.

Bois de 24 a 30 meses
Este deve ser, preferencialmente, o limite de idade para os bovinos a serem confinados. Nessa idade os bovinos já encerraram a fase de crescimento e seu ganho de peso dependerá mais do acúmulo de gordura corporal do que da formação de massa muscular, resultando em uma conversão alimentar menos eficiente do que aquela obtida com bovinos mais jovens.

O período de confinamento geralmente é de apenas 60 a 90 dias e os bois terminados devem ser vendidos rapidamente, sob risco de causar prejuízos à atividade, pois o custo de manutenção de bois gordos no confinamento (e que já não estão ganhando peso) é elevado.

A análise dos tipos de bovinos a serem confinados é um dos temas que o Eng. Agrônomo M.Sc. Ricardo Burgi, consultor da Boviplan Consultoria, abordará no treinamento online Confinamento: manejo para aumento da produtividade, com início em 16/02/2006.

Este curso já foi realizado por mais de 220 alunos, tendo 94% de aprovação dos participantes. Veja a programação completa em www.agripoint.com.br/confinamento/ e se inscreva.

0 Comments

  1. Andressa Alves de Abreu disse:

    Gostaria de saber onde foi feito o experimento deste artigo

    “Tipos de bovinos a confinar ” 05/01/2006] ´
    ??
    Att
    Andressa

  2. Andressa Alves de Abreu disse:

    Ola, boa noite
    gostaria de saber a onde foi feito o artigo de (05/01/2006] :

    “Tipos de bovinos a confinar”
    Espero resposat
    Obrigaa
    Andressa

  3. Andressa Alves de Abreu disse:

    De onde é este artigo
    05/01/2006]

    “Tipos de bovinos a confinar”
    ?