Está proibido o trânsito de bovinos, ovinos, caprinos ou suínos, vindos de outros estados para o Tocantins para participação em feiras, exposições ou leilões. A ordem é da Adapec (Agência de Defesa Agropecuária). Hoje, às 8h30, na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), o presidente do órgão, Felipe Nauar Chaves apresentará a campanha de imunização contra a febre aftosa, que pretende superar o índice obtido na última campanha, que foi de 98,44% do rebanho no estado, atualmente de 7.752.574 cabeças de bovinos.
Segundo Chaves, a medida restritiva para o trânsito de gado visa resguardar o rebanho tocantinense de contaminações pela febre aftosa. “Hoje sabe-se que a contaminação que ocorreu no Paraná foi através de gado participante de leilão. Não é uma medida isolada do Tocantins. Outros estados já tomaram essa iniciativa”, justificou.
Ainda conforme Chaves, a portaria tem validade de 30 dias, prorrogáveis por mais 30. “É mais um instrumento no combate à febre aftosa. Não temos registro do vírus aqui e queremos manter essa boa condição com a restrição da movimentação dos animais”.
Fonte: Jornal do Tocantins (por Samuel Lima), adaptado por Equipe BeefPoint