Expozebu 2002
3 de maio de 2002
MS: Descaso pelo couro provoca perdas
7 de maio de 2002

TO amplia vacinação contra a febre aftosa

Os pecuaristas do Tocantins terão até 30 de junho para vacinar seu rebanho contra a febre aftosa. Como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) rejeitou 18% dos lotes de vacinas apresentados pela indústria para testes de qualidade, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) decidiu agir preventivamente e optou pela prorrogação. O presidente da agência, Reynaldo Soares, estima que até o dia 15 de maio os estoques estarão normalizados.

Para compensar o produtor por uma eventual dificuldade de comercialização do boi em pé por falta de vacina, a Adapec decidiu não vincular o trânsito de animais à campanha de maio. Até o final da campanha os animais estão liberados para transitar com o atestado da campanha de novembro passado. Para o secretário Executivo da Secretaria da Agricultura, Ruiter Pádua, trata-se de uma demonstração de confiança no produtor e uma medida que visa evitar um impacto econômico negativo no seu negócio.

Com um rebanho de 6,778 milhões de cabeças, de acordo com a Adapec, o Tocantins espera receber sete milhões de dose nessa campanha. Os estoques de vacinas nas lojas de produtos agropecuários estão baixos em todo Estado, mas a expectativa é de que não haja uma corrida em busca no produto logo no início da campanha.

Na campanha de novembro o índice de cobertura vacinal chegou a 98,02%. Os que não vacinaram foram rastreados por técnicos da Adapec e fizeram a vacinação assistida.

Estoque

O coordenador da Central de Selagem das indústrias que produzem vacinas animais, Sílvio Cardoso, diz que o estoque regulador ficou comprometido por causa da vacinação do rebanho do Rio Grande do Sul em 2000. A reprovação dos lotes por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também tumultuou a distribuição, pois, segundo ele, esse índice de rejeição foi maior que o normal.

Cardoso garante que vai ter vacina para atender os 15 estados em campanha. Segundo ele, a Central de Selagem possui estoque de 20 milhões de doses e está aguardando a liberação de novos lotes por parte do Mapa.

Mato Grosso do Sul

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) de Mato Grosso do Sul deve divulgar hoje uma portaria ditando as regras da campanha de vacinação contra a febre aftosa iniciada no dia 1o deste mês.

As informações estão desencontradas sobre a prorrogação da campanha de 30 de maio para 31 de junho. Na própria Delegacia Federal da Agricultura há quem diga que a campanha será prorrogada apenas até o dia 15 de junho.

Fonte: Gazeta Mercantil e Campo Grande News (por Paulo Nonato de Souza), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.