A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa no Tocantins, finalizada no último dia 30, atingiu o índice de 98,06% do rebanho bovino estadual, o que significa que 7.727.958 animais foram imunizados contra a doença.
Entretanto, a Adapec (Agência de Defesa Agropecuária) está em alerta quanto ao município de Campos Lindos, na região nordeste do Tocantins, que atingiu apenas 72,69% do seu rebanho de 12.437 cabeças de gado bovino.
Segundo o presidente da Adapec, Felipe Nauar Chaves, haverá uma intensificação da vacinação na área, mas os produtores que não imunizaram seus rebanhos estarão sujeitos às penalidades. “Não podemos refluir da condição sanitária do estado por causa de 2% dos produtores, eles não podem penalizar os 98% restantes”, frisou Chaves, destacando que a região de Campos Lindos é considerada zona tampão por ser área de divisa com estados que ainda não têm a condição de zona livre da aftosa com vacinação.
Na primeira etapa da campanha, o índice atingido foi de 97,64%, 48 mil animais a menos que o alcançado nesta segunda etapa da campanha.
Fonte: Folha de Rondônia, adaptado por Equipe BeefPoint