“Quem tem cabeça vacina”. Este é o tema da campanha de vacinação contra a febre aftosa do Tocantins, que terá lançamento oficial na próxima sexta-feira (07), dentro da programação do 40º aniversário da cidade de Arapoema, no Parque de Exposição Agropecuária.
A vacinação, que acontece em maio e novembro de cada ano, já possui cerca de dois milhões de doses de vacinas disponíveis para serem utilizadas no início da campanha.
Segundo o Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Felipe Nauar Chaves, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) garantiu que há em seu estoque cerca de 200 milhões de doses de vacinas, número suficiente para atender à demanda dos rebanhos do Centro-Oeste e do Tocantins, que hoje conta com uma população bovina de 7.330.550 cabeças.
Dentro dessa previsão, a expectativa do governo estadual é superar os índices de vacinação anteriores. O último índice atingido pela Adapec foi de 97,66%.
Embora o produtor tocantinense já esteja habituado a vacinar seu rebanho, vale lembrar que o descumprimento da lei resultará para o proprietário do rebanho uma multa no valor de R$ 5,30 por cabeça.
Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint