Não podemos ser uma atividade de lucros marginais no agronegócio – Fernando Costabeber (Terminador – Invernista a Pasto)
11 de dezembro de 2013
Meu maior acerto foi ter escolhido a agropecuária como modo de vida. Não consigo me imaginar trabalhando fora deste ramo – Guilherme Pinezzi (Produtor MT)
11 de dezembro de 2013

Toda liderança precisa ter um bom relacionamento com a sua equipe, é um aprendizado constante – Guilherme Tonhá (Profissional – MT)

O Prêmio AgroTalento 2013 é uma iniciativa ousada do BeefPoint, que visa identificar e reconhecer os talentos da pecuária brasileira com idade de 25 a 45 anos. São essas pessoas que estão construindo hoje a pecuária do futuro, são elas que fazem a diferença no nosso setor.

O prêmio foi dividido em três etapas. Na primeira, o leitor BeefPoint preencheu um formulário onde tinha que indicar um nome para cada categoria e justificando sua escolha. Após disso, foi feita uma curadoria pelo BeefPoint, selecionando os finalistas. A terceira etapa foi uma votação aberta ao público, que se encerrou no dia 2 de dezembro. A cerimônia de entrega dos prêmios e a divulgação dos ganhadores foi na véspera do BeefSummit Brasil, no dia 9 de dezembro, no restaurante Ranch Steak, no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto – SP.

Saiba mais como vai funcionar e o que é o Movimento AgroTalento:

– Prêmio para celebrar os jovens talentos da pecuária brasileira (dezembro 2013)
– Portal com muitos conteúdos focados em desenvolvimento pessoal (durante todo ano de 2014)
– Plataforma de educação online com diversos cursos e treinamentos sobre desenvolvimento pessoal, gestão, liderança e auto-conhecimento (durante todo 2014)
– Curso intensivo estilo bootcamp de 5 dias fechado para convidados agrotalentos (primeiro semestre de 2014)

Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles.

Confira abaixo a entrevista com Guilherme Tonhá, ganhador do Prêmio AgroTalento 2013, na categoria Profissional – Mato Grosso.

Guilherme Tonhá trabalha há 7 anos no Grupo Estância Bahia.

O grupo tem nos leilões rurais o seu principal negócio, mas atua também em vários segmentos do agronegócio, como a recria e engorda de bovinos, agricultura (soja e milho), armazenagem de grãos, fábrica de ração, colheita de silagem terceirizada, transporte de animais e confinamento.

Atualmente, Guilherme dedica a maior parte do seu tempo na organização dos leilões, onde o objetivo é prestar serviços para compradores e vendedores, levando soluções comerciais para pequenos, médios e grandes projetos do agronegócio brasileiro.

Guilherme Tonhá

BeefPoint: Qual atividade na pecuária mais te inspira?

Guilherme Tonhá: Além da comercialização, a atividade que mais me inspira é a recria, onde acredito que esteja o principal gargalo da pecuária brasileira, que demanda, cada vez mais, de tecnologias para encurtar o ciclo pecuário e melhorar sua eficiência.

BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?

Guilherme Tonhá: Sou bacharel em direito, desde o começo da faculdade conciliei o meu trabalho com os estudos. Vejo que isso me fez amadurecer mais cedo e tomar um rumo diferente em minha carreira, pois a responsabilidade chegou antes e com isso o aprendizado também.

Me tornei gerente comercial da Estância Bahia e o meu maior desafio era conduzir a realização do Mega Leilão em Cuiabá – MT, liderando pela primeira vez uma equipe multidisciplinar.

Superamos todas as expectativas e colocamos à venda mais de 12.800 animais com 100% de liquidez. Isso foi em 2009 e para mim foi um passo muito importante. A edição de 2012 do Mega Leilão de Cuiabá comercializou 24.035 animais.

BeefPoint: Em relação ao seu histórico profissional, porque você acha que foi indicado para o Prêmio AgroTalento? Das suas realizações profissionais, o que você tem mais orgulho até agora?

Guilherme Tonhá: Meu maior orgulho é trabalhar em uma empresa que construiu sua história em cima de credibilidade. Já são 23 anos que o Grupo Estância Bahia atua no mercado, sempre inovando na comercialização de animais, com a realização de eventos ousados e de grande porte. A cada dia superamos nossos próprios recordes, trazendo soluções para nossos clientes.

Acredito que fui indicado ao prêmio pelo reconhecimento dos serviços prestados ao agronegócio e, sobretudo, pelo respeito que temos para com nossos clientes, amigos e parceiros.

Aplico diariamente os valorosos ensinamentos recebidos de meu pai, Maurício Tonhá, e trabalho incansavelmente para perpetuar os valores do Grupo Estância Bahia, que estão alicerçados em Fé, Trabalho e Humildade.

Guilherme Tonhá 2

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Guilherme Tonhá: Toda liderança precisa ter um bom relacionamento com a sua equipe. No começo não foi fácil lidar com todos os colaboradores, pois a falta de experiência prevalecia. Trabalhar em equipe é um exercício diário de habilidades e um aprendizado constante.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Guilherme Tonhá: Tivemos uma experiência única este ano, em fazer um leilão de 1.000 touros. Realizamos esse evento com a marca Nelore Grendene, onde o trabalho e a dedicação foram a base de tudo. Esse projeto já vinha sendo estudado há uns 5 anos, mas foi concretizado neste ano lá na Fazenda Ressaca, em Cáceres – MT.

O resultado não poderia ter sido diferente, foi um sucesso! Vendemos 100% dos animais e atingimos a média de R$ 7.253,00 por reprodutor. A pecuária brasileira mostrou seu potencial e sua magnitude!

Guilherme Tonhá 3

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Guilherme Tonhá: Pretendo continuar prestando serviço aos agropecuaristas desse Brasil, sempre aprimorando os laços de amizade e conhecimento para ajudar a melhorar o atendimento à todos os nossos clientes.

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Guilherme Tonhá: Acredito que isso vem de berço. Eu só tomei gosto a partir do momento em que fui incentivado pelo meu pai. Com essas novas tecnologias chegando no campo, os jovens precisam vir mais preparados, transformando a fazenda em uma empresa.

Temos grandes desafios na produção de alimentos e devemos nos esforçar para melhorar os índices de produtividade e gerar incrementos nos nossos resultados.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro no Brasil hoje? Quem você mais admira?

Guilherme Tonhá: O exemplo de pecuarista do futuro será o pecuarista que atender às necessidades dos consumidores, pois o nosso mercado está cada dia mais exigente, carecendo de um produto primário de maior qualidade.

Temos vários exemplos, mas um grande pecuarista que eu admiro é o Ronaldo Rodrigues da Cunha. Pecuarista de raiz, que por necessidade virou agricultor e otimiza sua engorda com confinamento, fazendo um desfrute de 50% de seu rebanho.

Guilherme Tonhá 4

BeefPoint: Qual tema você acredita que será um marco na pecuária do futuro?

Guilherme Tonhá: Sem dúvida nenhuma, o tema que será um divisor de águas na pecuária é a integração lavoura-pecuária. Conseguimos aumentar substancialmente a quantidade de animais por hectare em uma área reformada com lavoura, podendo então a pecuária concorrer com a agricultura quando falamos em resultado financeiro. Sem falar que ainda ficam os subprodutos da agricultura, que usamos para baratear o custo de trato dos animais.

BeefPoint: Em sua opinião, qual fazenda se destaca na pecuária hoje?

Guilherme Tonhá: Trabalho exemplar de cria do Grupo Brascan – Fazendas Bartira, produzindo bezerro de qualidade em MT, MS, MG e SP, integrando também com lavoura suas áreas.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?

Guilherme Tonhá: Precisamos buscar a união para vencer as dificuldades e fortalecer o nosso setor.

BeefSummit Brasil

Data: 10 e 11 de Dezembro de 2013
Local: Centro de Convenções Ribeirão Preto (CCRP)
Endereço: Rua Bernardino de Campos, 999, Ribeirão Preto – SP
Site do evento

Os comentários estão encerrados.