A Portaria 4.666/2002, da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que será publicada amanhã no Diário Oficial do Estado, determina a antecipação da vacinação antiaftosa em todo o Mato Grosso do Sul, abrangendo 23 milhões de bovinos, de mamando a caducando. A campanha normal, que aconteceria de 1o a 30 de novembro no Planalto e de 1o de novembro a 15 de dezembro no Pantanal, começa na segunda-feira (07), se estendendo até o dia 5 de novembro.
Segundo o diretor-presidente do Iagro, Alexandre Auler Krabbe, diante das informações veiculadas por várias fontes internas e externas sobre a possível ocorrência de doença vesicular no país vizinho e a ausência de informações oficiais que dêem garantias adequadas sobre o que estaria ocorrendo com os bovinos no Paraguai, a medida preventiva é vacinar todos os animais.
Krabbe salienta ainda que as ações de emergência na fronteira estão contando com amplo apoio de entidades rurais e produtores. Na parte financeira, ele destaca que a operação conta com verbas do Iagro, além de recursos do Fundo de Erradicação de Febre Aftosa (Fefa). A Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul), representada pelo presidente Léo Brito, informou ontem (02) que firmará convênio para destinar R$ 30 mil às ações de emergência de fechamento da fronteira.
Fonte: Correio do Estado/MS (por Rosana Siqueira), adaptado por Equipe BeefPoint