Touro está avaliado em meio milhão de reais. Foto: Dado Nogueira/Secom RS
Foi com sucesso que a Cabanha Talismã fez sua estreia na Expointer. O touro mais pesado da feira foi criado pela família Viana nas terras da cabanha em Içara (SC).
Falcão, um touro da raça Brahman de sete anos, pesou 1.430 quilos, mais que um carro popular. Pela primeira vez um exemplar de uma raça zebuína conquista o feito na Expointer, considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. Tradicionalmente, a hegemonia era das raças europeias como Charolês, Limousin e Devon.
“Ele é nascido em nossa cabanha, foi vendido como touro jovem e recomprado dois anos depois. É um bom reprodutor, utilizamos a genética dele, os bezerros que nasceram dele se destacam. Ele foi ganhando peso e a gente viu que ele convertia bem, por isso decidimos vir para a Expointer”, conta Edinaldo Souza Borges, cuidador do Falcão, que na fazenda é mais conhecido como Hércules.
Segundo os proprietários, Hércules é o touro mais pesado do país entre todas as raças e agora disputa o título de mais pesado do mundo. Na Expointer 2025, o segundo colocado foi um touro da raça Limousin, que pesou 1.290 quilos.
A raça Brahman é a especialidade da cabanha catarinense. “É uma raça excelente para cruzamento industrial, pelo ganho de peso. E na nossa região em Santa Catarina, as raças europeias não se adaptaram, o Brahman se deu muito bem pela rusticidade”, explica o tratador.
O Falcão, ou Hércules, está inscrito para o campeonato da raça Brahman e vai a julgamento na terça-feira, 2.
Fonte: Estadão.