Diretores da Agência de Defesa Sanitária de Rondônia (Idaron) estão informando os produtores rurais do Estado que não haverá mais cobrança de taxa para a emissão de Guia de Transporte de Animais (GTA) nas seguintes condições: quando não houver comercialização de animais e a transferência acontecer para o mesmo proprietário.
De acordo com os diretores do Idaron, a taxa de GTA para animais tangidos a pé foi reduzida de 0,12 UPF para 0,053 UPF, passou de R$ 3,43 por cabeça para R$ 1,51 por cabeça.
Esta é uma conquista de todos os pecuaristas do Estado que, segundo diretores do Idaron, têm realizado e cumprido de forma exemplar com todas as suas atribuições. “Chegou a hora do governo do Estado e da Agência reconhecerem todo este esforço, incentivando cada vez mais os pecuaristas rondonienses a não só continuarem se destacando no cenário nacional, mas também continuarem incansavelmente a luta contra a febre aftosa”.
Vale ressaltar que a medida não desobriga o produtor da responsabilidade de ir até a Agência Idaron do município que realiza a movimentação da sua ficha cadastral e retirar a GTA, sob pena de ser multado em uma fiscalização de trânsito ou até mesmo numa diferença de estoque de animais registrada na ficha cadastral.
Fonte: Folha de Rondônia, adaptado por Equipe BeefPoint