Queda no preço do boi e aumento da informalidade com MP 183
5 de julho de 2004
Exportações de carnes atingem US$ 518 milhões em junho
7 de julho de 2004

Transformação de unidades em análises de solos

A análise de solos, feita por laboratórios especializados a partir de amostras de terra representativas da área, é a principal ferramenta utilizada para se determinar a adubação em pastagens. A partir dela é possível avaliar a fertilidade do solo e estimar sua capacidade de fornecer nutrientes para as plantas.

Os métodos de análise utilizados pelos laboratórios, no entanto, nem sempre são os mesmos. Além disso, os resultados fornecidos podem ser expressos em unidades distintas, o que dificulta sua interpretação por técnicos e produtores.

A análise básica de solo, nos laboratórios credenciados pelo IAC, apresenta valores de pH, matéria orgânica (MO), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), hidrogênio + alumínio (H+Al), capacidade de troca de cátions (CTC), soma de bases (SB) e saturação por bases (V%). O pH é determinado em CaCl2 e expresso em unidade de pH. A MO é determinada a partir dos teores de carbono e expressa em g/dm3. Os teores de P, K, Ca, Mg são determinados com o auxílio de resinas trocadoras de íons, sendo o P expresso em mg/dm3 e os demais em mmolc/dm3. O H+Al , que representam a acidez potencial do solo, são determinados com uma solução tampão SMP e também expressos em mmolc/dm3. A soma de bases (mmolc/dm3) corresponde ao somatório dos teores de Ca, Mg e K. Para calcular a CTC (mmolc/dm3), adiciona os valores de H+Al à soma de bases. A saturação por bases (%) representa a porcentagem da CTC que é ocupada por bases (Ca, Mg e K).

Os valores de MO, em alguns resultados de análise de solo, são expressos como porcentagem. Os valores de P e K podem, também, aparecer em ppm, ag/ml ou mg/cm3 e os de Ca, Mg, K, H+Al, SB e CTC em meq/100cm3 ou meq/100ml.

A Tabela 1 mostra os fatores de conversão entre as diversas unidades.

Tabela 1. Fatores de conversão entre unidades normalmente encontradas em resultados de análises de solo


A importância de se verificar a unidade em que estão expressos os itens da análise de solo pode ser verificada a partir do cálculo de calagem. A necessidade de calcário (NC) para uma área pode ser calculada a partir da equação:

NC (t/ha) = ((V2 – V1) x CTC) / (10 x PRNT)
NC = necessidade de calcário (t/ha)
V2 = saturação por bases que se deseja atingir (mmolc/dm3)
V1 = saturação por bases do solo (mmolc/dm3)
CTC = capacidade de troca de cátions (mmolc/dm3)
PRNT = poder relativo de neutralização total do calcário (%)

O uso desta fórmula para se calcular a necessidade de calcário a partir de um resultado de análise de solo em que a saturação por bases esteja expressa em meq/100ml, irá indicar uma necessidade de calcário 10 vezes superior á dose realmente necessária. Além do custo, este erro pode determinar a supercalagem da área, o que prejudica o solo tanto do ponto de vista físico quanto químico.

0 Comments

  1. Maximiliano Tadeu Memória Cardoso disse:

    Claro e objetivo. No campo, sempre precisamos converter medidas de análises de solo. Esta é uma ferramenta importante para termos sempre no bolso.