Com as transformações urgentes da pecuária, um dos principais problemas das fazendas é a qualificação e treinamento da mão-de-obra. Pecuaristas e principalmente empregados “antigos”, acostumados com o quase marasmo da atividade, têm se deparado com os desafios da intensificação e, algumas vezes, a coisa quase vira briga.
Acrescente a isso o distanciamento da maioria dos técnicos da vida prática do campo e tudo vai parecer uma verdadeira torre de babel. Qualidade total, gestão profissional, pecuária de precisão e tantos outros termos em moda no jargão técnico acabam não saindo do papel.
A chave para a implantação de um sistema realmente eficiente passa pela capacitação e, em alguns casos, até pela troca da mão-de-obra por pessoas com maior grau de instrução.
Essa transição pode ser bastante difícil para a maioria e, sem dúvida, será um dos motivos para abandono da atividade. Alguns pecuaristas têm promovido um intercâmbio interessante através da admissão de estagiários em suas fazendas. Desse modo, auxiliam no treinamento tanto dos técnicos, quanto dos seus próprios funcionários.
A fotografia abaixo foi tirada em Julho/2000, período em que dois estudantes da Escola Agrotécnica Federal de Machado-MG estiveram estagiando em uma fazenda no norte de Goiás atendida, pela ViaVerde Consultoria.
José U. Junqueira Jr.
ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319