Desde que a Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (USMEF) abriu seu Centro de Pesquisa e Educação em Carnes (MERC) em Seul, em julho de 2000, a participação da indústria dos EUA no mercado de importação da Coréia do Sul aumentou de 56% em 2000 para 63% este ano, segundo descoberto por uma equipe da federação através de uma viagem feita a Coréia do Sul e ao Japão neste mês.
O MERC deu ênfase à carne bovina resfriada dos EUA em seus programas de educação e as exportações deste produto dos EUA à Coréia do Sul aumentou de 5,822 mil toneladas em 2000 para mais de 15 mil toneladas até agora em 2002.
A equipe do USMEF constatou que o MERC treinou quase 3 mil participantes de estabelecimentos varejistas, hotéis e restaurantes sul-coreanos, além de clientes de empacotadores norte-americanos em programas que tiveram duração de um a cinco dias. O treinamento teve como focos principais procedimentos de manejo, segurança, demonstrações de cortes de carnes e estilos de apresentações de carnes, todos ligados aos cortes de carne bovina dos EUA disponíveis e na melhor forma de utilizar estes cortes de forma lucrativa.
Quando um estabelecimento de varejo manda uma equipe para receber treinamento no MERC, o USMEF oferece assistência para a realização de uma promoção no próprio estabelecimento, como uma etapa seguinte do treinamento.
O MERC é financiado pela Associação Nacional dos Produtores de Carne dos EUA (NCBA), pelo Conselho Nacional de Carne Suína (NPB), pelas organizações de grãos dos EUA e pelo Serviço Externo de Agricultura do Departamento de Agricultura do país (FAS/USDA).
Fonte: AgricultureLaw.com, adaptado por Equipe BeefPoint