Três coisas que aprendemos com o SIAL Paris 2018

A exposição internacional de alimentos SIAL recebeu mais de 7.200 expositores de 119 países para o Parc des Expositions de Paris semana passada para mostrar os mais recentes produtos da indústria alimentícia e de bebidas.

Os produtores de carne e os órgãos de comércio de todo o mundo abordaram os visitantes sobre alguns dos tópicos mais importantes do ano passado, como as avaliações de segurança de alimentos e doenças animais brasileiras, e como eles planejam combater esses desafios.

No entanto, não foi tudo uma desgraça para os expositores de carnes, pois havia muitos produtos interessantes em oferta.

O evento deste ano foi focado no futuro dos alimentos, que apresentou algumas das mais recentes inovações internacionais.

O diretor administrativo da SIAL, Nicolas Trentesaux, disse que a inovação estava “florescendo” em toda a indústria de alimentos em todo o mundo, o que era um grande sinal de crescimento e criatividade.

A GlobalMeatNews participou do programa para falar com alguns dos maiores nomes da indústria internacional de carnes.

Veja o que aprendemos em nossa viagem:

Alternativas à carne

Parece que não há como parar a rápida tendência de crescimento de proteína baseada em plantas, com muitas empresas exibindo no evento deste ano. Gigantes de produtos baseados em plantas, incluindo Vivera e Beyond Meat, estavam entre os que atraíram uma quantidade significativa de atenção.

A Vivera apresentou seu mais recente produto, o Veggie Quarter Pounder, que foi lançado na Sainsbury’s no início de outubro, enquanto a Beyond Meat anunciou sua intenção de expandir ainda mais seus produtos em todo o mercado europeu. Certamente vale a pena manter os olhos no setor de alternativas à carne, pois ele continua se desenvolvendo regularmente.

Inovação

Um dos principais focos da feira deste ano foi a variedade de produtos inovadores em toda a indústria, e as novas carnes no bloco certamente impressionaram. Testemunhamos a unidade de negócios da JBS, a Seara, lançando uma linha de frango halal livre de antibióticos em Dubai, que mostra que os produtores atendem às crescentes demandas dos consumidores.

Enquanto isso, a produtora de carne francesa Loeul & Piriot conquistou o prêmio principal no prêmio Innovations Awards da categoria de carne. O produto vencedor foi para cortes de coelho sem OGM do produtor, selecionados por um painel de especialistas para a qualidade do produto, bem como o caráter ético e responsável da marca. As empresas continuam criando novos métodos para manter suas marcas frescas e interessantes.

Aumento das start-ups

O número de empresas de carnes que fizeram sua estreia no evento foi animador. Empresas como a Meatless Farm Co., que só existe há pouco tempo, já estão com o objetivo de começar a espalhar seus produtos de proteína baseados em vegetais nos principais mercados internacionais.

A Epi Foods, com sede na França, especializada em proteínas vegetais, também foi escolhida por um painel para apresentar seus produtos no Future Lab do programa. Essa plataforma foi dividida em três zonas para os visitantes verem o que poderia acontecer no setor de alimentos e bebidas até 2030 e para as empresas compartilharem suas experiências com os aspirantes a empreendedores.

Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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