Miguel da Rocha Cavalcanti e André Camargo falam sobre o último painel do 9º Congresso Brasileiro do Agronegócio, realizado no último dia 9 de agosto pela Abag, onde foram discutidos os Cenários e Perspectivas para 2011. A equipe BeefPoint participou do evento e irá preparar artigos e vídeos sobre as palestras apresentadas e as discussões que ocorreram durante o 9º Congresso Brasileiro do Agronegócio. Confira!
Miguel da Rocha Cavalcanti e André Camargo falam sobre o último painel do 9º Congresso Brasileiro do Agronegócio, realizado no último dia 9 de agosto pela Abag, onde foram discutidos os Cenários e Perspectivas para 2011.
Destaques:
“Jolemir Beting falou sobre a necessidade de aumentar a produção de alimentos no mundo, ressaltando o potencial de produção brasileiro e o aumento de consumo da China”.
“A China tem um problema muito grande ligado à água e grande dificuldade em aumentar sua produção de alimentos. Segundo Joelmir Beting, isso deve fazer com que os chineses busquem novas áreas de produção, inclusive no Brasil”.
“Segundo Paulo Rabelo de Castro, o câmbio e os juros estão errados e isso está causando sérios problemas para a competitividade do Agronegócio Brasileiro”.
“O Real está sobrevalorizado e isso prejudica o Agronegócio”.
“O Agronegócio precisa ser transformado em plataforma global de produção e de venda”.
“Logística é um problema. Temos que investir em estradas, ferrovias e portos”.
“O produtor está trabalhando com alta tecnologia e baixa renda, isso acaba apertando as margens cada vez mais. Precisamos de um programa de garantia de renda para o produtor, para garantir o desenvolvimento do Agronegócio”.
“Precisamos deixar de discutir o curto prazo e fazer mais planejamento, disse Horácio Lafer Piva, presidente da Associação Brasileira de Celulose e Papel – Bracelpa”.
“Uma das perguntas feitas aos debatedores foi sobre qual é o papel do BNDES no desenvolvimento do Agronegócio. Paulo Rabelo de Castro afirmou que o banco tem uma estratégia muito clara, o objetivo principal não seria democratização do acesso a crédito para pequenas e médias empresas, até existe um pouco disso, mas não é o foco principal. A grande intenção do BNDES é a criação de mega empresas brasileiras e isso já acontece a bastante tempo”.
Leia mais sobre o assunto:
• TV BeefPoint: saiba como foi o 9º Congresso da Abag
• TV BeefPoint – 9º Congresso da Abag: Comunicação
• TV BeefPoint – propostas dos presidenciáveis
• Congresso da Abag discute Comunicação e Governança
• 9º Congresso da Abag: é preciso melhorar a imagem
Equipe BeefPoint