O Parlamento europeu aprovou nessa semana novas regras visando conter doenças animais transmissíveis, como gripe aviária e febre aftosa e se comprometeu a monitorar o uso de antibióticos animais nos Estados Membros. A lei requer que todos os produtores rurais, proprietários de animais e comerciantes apliquem os princípios das boas práticas de manejo animal e uso prudente de medicamentos veterinários.
Os veterinários serão solicitados a aumentar a conscientização da interação entre saúde e bem-estar animal, saúde humana e resistência antimicrobiana.
A Comissão Europeia disse que monitorará o uso de antibióticos animais nos Estados Membros e que publicará regularmente dados comparáveis. A lei também permite que a Comissão Europeia tome medidas urgentes para lidar com doenças emergentes que poderiam ter um “impacto significativo” na saúde pública e na produção agrícola. Além disso, todas as medidas de controle de doenças levarão o bem-estar animal em consideração e visarão poupar os animais de dores e sofrimentos evitáveis.
Fonte: MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.