A União Européia (UE) autorizou, através da Decisão 2005/234/CE da Comissão Européia publicada no Diário Oficial e que modifica o anexo II da Decisão 79/542/CEE do Conselho de Importação de carne fresca proveniente da Argentina, permitindo a compra de carnes das províncias de Salta, Jujuy, Formosa e Chaco.
Esta norma esclarece que, com base nas informações recebidas da Argentina e em uma missão de auditoria realizada, a Comissão Européia considera que todas as medidas de controle foram corretamente instaladas. Por isso, autoriza a comercialização de carnes para exportação à UE.
Por outro lado, a Comissão Européia pediu que a Argentina estabeleça uma zona tampão ao longo das fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, a fim de evitar o risco de introdução de febre aftosa. Neste sentido, a Argentina propôs uma zona de 25 quilômetros de largura ao longo da fronteira com esses países.
Atualmente a Comissão Européia tem mapas detalhados e informações sobre as medidas de controle estabelecidas na zona tampão, sendo que não podem ser exportadas carnes provenientes desta zona fronteiriça.
Fonte: Infobae Profesional, adaptado por Equipe BeefPoint