Braspelco instala unidade em Goiás
23 de setembro de 2003
Bahia adquiriu 7,3 milhões de doses contra aftosa
23 de setembro de 2003

UE avalia liberação de novas áreas brasileiras para exportação

A União Européia deve enviar uma missão ao Brasil entre abril e junho do próximo ano para fazer auditoria com vistas à habilitação de mais áreas de exportação de carne bovina para o bloco comercial. A informação é do diretor do departamento de Defesa Animal do Ministério, João Cavallero, chefe da missão brasileira que visitou Bruxelas na semana passada.

Durante os encontros, o representante brasileiro solicitou aos europeus a inclusão de toda a zona reconhecida pela OIE como livre de aftosa com vacinação na lista de exportadores para a UE. Com isso, haveria a incorporação de 53 municípios do Mato Grosso, 14 do Mato Grosso do Sul e 288 de Minas Gerais. O Brasil também quer a inclusão de regiões reconhecidas há menos tempo, como Rondônia e Tocantins.

De acordo com Cavallero, toda a zona reconhecida como livre de aftosa responde por um rebanho bovino de 156 milhões de cabeças, o equivalente a 84% do rebanho brasileiro.

Segundo o diretor, a auditoria da UE vai avaliar a capacidade do Brasil de detectar eventos (focos de aftosa), o controle do trânsito de animais e o sistema de identificação e rastreabilidade do gado.

Fonte: Valor On Line (por Alda do Amaral Rocha), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.