Síntese Agropecuária BM&F – 31/01/05
30 de janeiro de 2005
Vacinação contra aftosa começa nesta terça em MT, MS e RS
1 de fevereiro de 2005

UE confirma vaca louca em caprino ocorrido em 2002

Uma equipe de cientistas da União Européia (UE) confirmou na sexta-feira que um caprino abatido na França em 2002 foi infectado por uma variante da encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida por doença da “vaca louca”.

É a primeira vez que a EEB foi confirmada em caprinos. O animal e todo o rebanho ao qual ele pertencia foram destruídos antes de entrarem para a cadeia alimentar, de acordo com um comunicado da Comissão Européia, braço executivo da UE.

O comissário europeu de Saúde e Proteção do Consumidor, Markos Kyprianou, disse ter proposto mais testes para determinar se este foi um caso isolado.

A UE quer realizar exames em 200 mil caprinos nos 25 países que pertencem ao bloco nos próximos seis meses. Os testes seriam concentrados nos países onde houve casos de “vaca louca” no passado, como o Reino Unido.

Kyprianou minimizou os riscos potenciais para a saúde dos consumidores europeus dizendo que medidas de prevenção têm sido adotadas há anos e que a taxa de incidência da doença em humanos é muito baixa. “O caprino contaminado foi identificado graças ao sistema de rastreamento da UE”, argumentou. Mais de 140 mil caprinos foram testados desde abril de 2002.

As outras medidas de segurança incluem a proibição do uso de ossos, cérebro, espinha dorsal e outras partes de risco dos caprinos e outros animais na fabricação de ração.

Fonte: Estadão/Agronegócios (por Ana Conceição), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.