Paradoxos da indústria nacional da carne bovina
26 de abril de 2005
Análise Semanal – 28/04/2005
28 de abril de 2005

UE: déficit aumenta possibilidades de exportação

O crescente déficit entre a produção e o consumo de carne bovina na União Européia (UE) oferece muitas oportunidades para exportadores da América do Sul e os produtores do Reino Unido, uma vez que as atuais restrições forem retiradas.

De acordo com o secretário geral da Associação Européia de Comércio de Carnes, Jean-Luc Meriaux, os preços da carne bovina na Europa permanecerão fortes neste ano e no próximo.

Falando em uma conferência da Associação Escocesa de Atacadistas de Carnes em Edimburgo, Meriaux disse que a produção de carne bovina na UE neste ano deverá ser de 7,25 milhões de toneladas. Isso representa 382 mil toneladas a menos do que a demanda na UE, disse ele, com essa distância aumentando mais no próximo ano, para cerca de 464 mil toneladas.

As importações aumentarão para alcançar cerca de 600 mil toneladas, principalmente da América do Sul, com até um sexto sendo importado com tarifa completa (full levy).

As exportações da UE continuarão caindo devido ao desequilíbrio entre oferta e demanda, disse Meriaux.

“Nós deveremos ter uma escassez de produção de carne bovina até 2010 pelo menos, de forma que existe espaço para sua carne”, disse ele aos 70 representantes do comércio de carnes do Reino Unido que participaram da conferência.

“A demanda cai em três categorias: bovinos jovens para produção de vitelo, que não se aplica ao Reino Unido; carne bovina para processamento; e cortes de alta qualidade”.

Fonte: Farmers Weekly Interactive (por Shelley Wright), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.