Valorização da qualidade superior e o exemplo de Guarapuava
3 de outubro de 2003
Japão registra primeiro caso de vaca louca em 2003
7 de outubro de 2003

UE deve enviar missão entre março e junho de 2004

A União Européia (UE) poderá enviar uma missão veterinária ao Brasil entre março e junho do próximo ano para fazer análise de risco nos sistemas de atenção e vigilância sanitária. O assunto foi discutido durante visita de técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a Bruxelas, conforme informou o Diretor do Departamento de Defesa Animal, João Cavallero.

O Brasil está solicitando a abertura de novas áreas de habilitação à exportação de carne, mas a UE só negocia o pedido após efetuar análise de risco. Segundo Cavallero, entre as questões a serem avaliadas pela missão européia está a rastreabilidade bovina e a capacidade dos serviços de defesa dos estados em identificar problemas sanitários.

O principal argumento brasileiro para pleitear novas as áreas de habilitação à exportação é o reconhecimento das zonas livres de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). De acordo com Cavallero, 156 milhões de cabeças de gado estão livres da doença, o que representa 84% das propriedades localizadas em 15 estados: RS, SC, PR, SP, MT, MS, GO, TO, BA, SE, ES, RJ, DF, MG e RO.

O Brasil propõe a incorporação de 53 municípios do Mato Grosso, 14 do Mato Grosso do Sul e 288 de Minas Gerais reconhecidos como áreas livres de aftosa com vacinação desde 2000. “O reconhecimento desses municípios pela UE significaria agregar ao potencial exportador do Brasil cerca de 20 milhões de bovinos”, lembrou o diretor.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.