Segundo notícia do jornal Valor Econômico, de acordo com a proposta que deve ser apresentada pelo comissário da UE, Markos Kyprianou, o Brasil terá que fazer uma lista com as fazendas de gado bovino aptas a exportar à União Européia, apresentar relatórios completos sobre as inspeções nessas propriedades e submetê-las a Bruxelas.
Segundo notícia do jornal Valor Econômico, de acordo com a proposta que deve ser apresentada pelo comissário UE, Markos Kyprianou, o Brasil terá que fazer uma lista com as fazendas de gado bovino aptas a exportar à União Européia, apresentar relatórios completos sobre as inspeções nessas propriedades e submetê-las a Bruxelas, numa medida que deve restringir as exportações brasileiras de carne bovina.
Ainda não é possível avaliar o impacto de tal medida, que entraria em vigor em 31 de janeiro de 2008, mas ela tem como base a missão que esteve no Brasil e concluiu que entre 30% e 50% das fazendas de gado, dependendo do estado, não têm condições de exportar para a UE, disseram fontes em Bruxelas.
Conforme apurou a reportagem, uma primeira missão deve vir ao Brasil em março para inspecionar as fazendas listadas. E a lista, chamada de provisória, pode ser revista após o resultado das inspeções.
No Ministério da Agricultura questiona-se principalmente a publicação dos dados das fazendas e os critérios de restrição a poucos fornecedores. “Por que limitar número de propriedades? Seria limitado à nossa capacidade de fiscalizar?”, questionou um dirigente.
Em Bruxelas, a expectativa é de que não haverá automaticamente redução nas exportações brasileiras à UE – estimadas em 338 mil toneladas – porque grandes confinamentos de frigoríficos estariam entre as capazes de continuar exportando.
As informações são de reportagem de Alda do Amaral Rocha, Assis Moreira e Mauro Zanatta, do Valor Econômico.