Segundo o jornal Folha de SP, especula-se que a UE e a Rússia estariam considerando fechar o mercado à carne brasileira. Até o momento, no entanto, não há razões suficientes para adotar medidas restritivas.
O fechamento, porém, seria estratégico para a UE, já que, neste período do ano, as importações são menores. Com isso, ela mostraria firmeza diante dos consumidores europeus.
Na mesma linha, a Rússia também fecharia o mercado para o Brasil. A situação deles é ainda pior porque o frio dificulta as importações. Com isso, os russos também mostrariam que estão preocupados com os controles sanitários e, no retorno das negociações, a partir de fevereiro de 2006, poderiam exigir preços melhores (para eles) nos novos contratos.
Um dos itens que desagradam aos europeus são os controles sanitários brasileiros. Em visita ao Brasil, que ocorreu antes da ocorrência da febre aftosa no país, uma comissão européia pediu várias explicações ao governo brasileiro, inclusive sobre a rastreabilidade do gado. O governo enviou, nesta semana, as respostas às questões sobre esse assunto.
Os europeus se reúnem hoje para analisar as respostas brasileiras. A reação deles a esse relatório também preocupa o mercado brasileiro de carne.
Fonte: Folha de S.Paulo (por Mauro Zafalon e Fernando Canzian), adaptado por Equipe BeefPoint