Análise semanal – 08/09/04
8 de setembro de 2004
2o Leilão Elite AgroAndorinha & Fazenda Marino
10 de setembro de 2004

UE e Rússia resolvem disputa comercial de US$1,4mi

A União Européia (UE) e a Rússia chegaram a um acordo com relação aos certificados veterinários que ameaçava cessar as exportações de carne bovina, suína e de aves da UE para a Rússia no valor estimado de US$ 1,4 bilhão anualmente. Em primeiro de junho, a Rússia proibiu as importações de carnes dos 25 países do bloco europeu insistindo que os países da UE usassem um certificado veterinário uniforme ao invés de certificados separados de países individuais do bloco. A Rússia retirou a barreira poucos dias depois sob a condição de que a UE concordasse com um certificado uniforme até 30 de setembro de 2004.

O comissário da UE, David Byrne e o ministro da Agricultura holandês, Cees Veerman, aprovaram o acordo em uma reunião feita em Moscou com o ministro da Agricultura da Rússia, Alexei Gordeyev.

Pelo o novo acordo, a Rússia fornecerá certificados uniformes a serem usados por todos os países da UE que exportam carne ao país, com atenção particular à certificação de produtos originados de um país e processados em outro. Os detalhes serão trabalhados durante o período de transição de três meses. A Rússia também concordou que as epidemias de doenças animais contidas dentro de um país não bloquearão as exportações do país inteiro, nem do restante da UE.

A UE, que se expandiu em maio incluindo 10 novos países, é responsável por 20% das importações de carne de aves da Rússia, 78% de carne bovina e 50% de carne suína.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.