Mercado físico da vaca gorda – 20-03-2012
21 de março de 2012
BRFoods: apesar de lenta alta neste ano, analistas ainda apostam na empresa
21 de março de 2012

UE: embargo da Rússia sobre exportação animais vivos “é injusto”

Eles acrescentaram que a Rússia está "enviando um sinal muito negativo a seus parceiros comerciais internacionais sobre sua seriedade em relação à Organização Mundial do Comércio (OMC)", em que finalmente foi aceita no final do ano passado após décadas de negociações.

A decisão da Rússia de proibir a importação de gado, suínos e caprinos vivos é “injustificada” e deveria ser suspensa imediatamente, afirmaram o comissário de comércio da União Europeia (UE), Karel De Gucht, e o comissário de Política para Saúde e Consumo da UE, John Dalli, nesta terça-feira.

“Os comissários De Gucht e Dalli escreveram para a Rússia sublinhando as principais preocupações da UE e exigindo que a Rússia se abstenha de introduzir sua medida desproporcionada”, disse a Comissão por meio de nota. “As restrições não têm base em fatos científicos, necessidade ou proporcionalidade”.

Eles acrescentaram que a Rússia está “enviando um sinal muito negativo a seus parceiros comerciais internacionais sobre sua seriedade em relação à Organização Mundial do Comércio (OMC)”, em que finalmente foi aceita no final do ano passado após décadas de negociações.

As autoridades russas justificaram a proibição dizendo haver preocupações sobre o surto de vírus Schmallenberg e doença da língua azul, que a UE diz “não ser relevante”.

As exportações de animais vivos da UE (gado, suínos, ovinos e caprinos) para a Rússia totalizaram 188 milhões de euros (US$ 248,7 milhões) em 2011, dos quais 75 milhões de euros foram afetados pela proibição que entrou hoje em vigor, disse a Comissão.

Fonte: Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Leia notícias relacionadas:

Rússia proíbe importação de gado e suínos da UE

Europa: bloqueio russo à importação de carne deve somar US$ 150 milhões

Rússia rejeita importação de carne europeia

 

Os comentários estão encerrados.