Desenvolvimento às avessas
23 de setembro de 2005
Nova Zelândia aumentou vendas aos mercados asiáticos
27 de setembro de 2005

UE faz auditoria no Uruguai até o fim do mês

Desde a semana passada e até o fim do mês a União Européia (UE) começa uma nova auditoria sanitária no Uruguai. Os dois auditores, juntamente com o diretor da Direção Geral de Serviços Pecuários, Francisco Muzio, e sua equipe de colaboradores, realizaram uma reunião na última quarta-feira para decidir a agenda dessas atividades.

O trabalho dos veterinários europeus incluirá visitas a campo (estabelecimentos de produção) e algumas reuniões nas dependências dos Serviços Pecuários, como a Unidade de Epidemiologia, o Sistema Nacional de Identificação Pecuária (Snig) e a Direção de Laboratórios Veterinários (Dilave). Em paralelo, a equipe de auditores visitará o sistema de barreiras sanitárias e oficinas dos Departamentos de Sanidade Animal, além de plantas frigoríficas.

Na agenda preliminar está prevista a visita somente a três frigoríficos que formam a lista das 23 plantas e depósitos refrigerados habilitados a exportar para a UE, mas poderão ser incluídos mais estabelecimentos.

Rastreabilidade

Um dos grandes temas desta auditoria é a rastreabilidade do gado, um requisito que os europeus começaram a exigir internamente e aos países fornecedores de carne. Por isso, a auditoria também prevê uma reunião com um grupo ad-hoc do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP), que estuda tudo o que está vinculado à identificação animal.

A maioria das observações realizadas pela UE na auditoria anterior feita no Uruguai já foram resolvidas, especialmente as relacionadas com as plantas frigoríficas exportadoras, bem como as observações em nível de campo. No entanto, há alguns temas pendentes, como é o caso da rastreabilidade que o Uruguai aplicará nos rebanhos bovinos (agora está definida) e a revitalização dos Serviços Pecuários do MGAP.

Vale destacar que, apesar de o principal mercado de carne bovina do Uruguai ser a América do Norte – EUA e Canadá – a UE é o segundo comprador em importância.

Equador e EUA

O MGAP do Uruguai prevê a possibilidade de que, nos próximos meses, os EUA realizem sua auditoria anual. A visita, que ainda não tem data marcada, incluirá uma revisão detalhada das plantas frigoríficas habilitadas a exportar, bem como dos depósitos refrigerados. Até o momento, só se sabe que a autoria será feita antes do final do ano.

Por outro lado, o Uruguai analisa a possibilidade de que chegue uma missão sanitária do Equador, após a visita do presidente Tabaré Vázquez a esse país. O Uruguai não tem um comércio de carnes com o Equador, mas este país tem interesse em adquirir miúdos.

Será apresentada ao Equador uma lista de 23 plantas exportadoras, mas poderão ser incorporadas outras que estão habilitadas para a região, mas não têm acesso aos mercados da Europa e dos EUA.

A data da auditoria do Equador ainda não foi marcada, mas a Embaixada do Uruguai neste país trabalha arduamente para realizar esta missão.

Fonte: El País, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.