EUA: margens dos frigoríficos e produtores continuam declinando
13 de maio de 2011
JBS inicia rebalanceamento de dívida
13 de maio de 2011

UE faz outra auditoria no Uruguai

Já está em marcha uma nova auditoria sanitária da União Europeia (UE) na cadeia de carnes do Uruguai. A visita começou nessa semana e permanecerá até quarta-feira, dia 19 de maio, prevendo-se a visita a plantas frigoríficas, estabelecimentos agropecuários, escritórios departamentais do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) e a Direção do Laboratório Veterinário "Miguel C. Rubino", dependência oficial onde se realizam análises de resíduos e produtos de uso proibidos na pecuária, cuja carne é exportada à UE.

Já está em marcha uma nova auditoria sanitária da União Europeia (UE) na cadeia de carnes do Uruguai. A visita começou nessa semana e permanecerá até quarta-feira, dia 19 de maio, prevendo-se a visita a plantas frigoríficas, estabelecimentos agropecuários, escritórios departamentais do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) e a Direção do Laboratório Veterinário “Miguel C. Rubino”, dependência oficial onde se realizam análises de resíduos e produtos de uso proibidos na pecuária, cuja carne é exportada à UE.

O MGAP tem habilitadas cerca de 23 empresas – entre frigoríficos e depósitos de frio – para exportar carne ovina e bovina à UE, mas os auditores revisariam entre quatro e cinco plantas. A auditoria está sendo feita ao sistema aplicado pelo Uruguai para controlar a aplicação das normas exigidas. Ambos os países assinaram um acordo de equivalência – o mesmo que também foi assinado com os Estados Unidos – e os inspetores europeus vão ao Uruguai avaliar o sistema, escolhendo algumas plantas frigoríficas que são tomadas como exemplo.

Nos primeiros quatro meses de 2011, o Uruguai exportou 20.538 toneladas de carne bovina à União Europeia (UE), que é seu segundo principal comprador, depois da Rússia.

A reportagem é do El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. maria de lourdes silva disse:

    Estas auditorias também vão ocorrer no Brasil?