Já está em marcha uma nova auditoria sanitária da União Europeia (UE) na cadeia de carnes do Uruguai. A visita começou nessa semana e permanecerá até quarta-feira, dia 19 de maio, prevendo-se a visita a plantas frigoríficas, estabelecimentos agropecuários, escritórios departamentais do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) e a Direção do Laboratório Veterinário "Miguel C. Rubino", dependência oficial onde se realizam análises de resíduos e produtos de uso proibidos na pecuária, cuja carne é exportada à UE.
Já está em marcha uma nova auditoria sanitária da União Europeia (UE) na cadeia de carnes do Uruguai. A visita começou nessa semana e permanecerá até quarta-feira, dia 19 de maio, prevendo-se a visita a plantas frigoríficas, estabelecimentos agropecuários, escritórios departamentais do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) e a Direção do Laboratório Veterinário “Miguel C. Rubino”, dependência oficial onde se realizam análises de resíduos e produtos de uso proibidos na pecuária, cuja carne é exportada à UE.
O MGAP tem habilitadas cerca de 23 empresas – entre frigoríficos e depósitos de frio – para exportar carne ovina e bovina à UE, mas os auditores revisariam entre quatro e cinco plantas. A auditoria está sendo feita ao sistema aplicado pelo Uruguai para controlar a aplicação das normas exigidas. Ambos os países assinaram um acordo de equivalência – o mesmo que também foi assinado com os Estados Unidos – e os inspetores europeus vão ao Uruguai avaliar o sistema, escolhendo algumas plantas frigoríficas que são tomadas como exemplo.
Nos primeiros quatro meses de 2011, o Uruguai exportou 20.538 toneladas de carne bovina à União Europeia (UE), que é seu segundo principal comprador, depois da Rússia.
A reportagem é do El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint
0 Comments
Estas auditorias também vão ocorrer no Brasil?