Otimizar: o nosso desafio para 2006
28 de dezembro de 2005
Síntese agropecuária BM&F – 30/12/2005
30 de dezembro de 2005

UE: fim dos subsídios a exportação de bovinos vivos

A Comissária para Agricultura e Desenvolvimento Rural da União Européia (UE), Mariann Fischer Boel, anunciou sua intenção de eliminar imediatamente os subsídios para todas as exportações de gados vivos do bloco.

A proposta reflete a melhor situação do mercado para carne bovina na UE e surge somente dois dias depois de a UE ter prometido eliminar todos os subsídios às exportações na Agricultura antes de 2013 como parte do acordo global fechado nas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) para promover o comércio internacional.

Boel afirmou ainda que a medida reflete a preocupação pública com o bem-estar animal durante os longos transportes destes animais aos outros países. “Colocando um fim nestes reembolsos de exportação nós claramente demonstramos que a Comissão Européia considera o bem-estar animal mais do que simples palavras”, afirmou.

As exportações de bovinos vivos da UE para abate são principalmente destinadas ao Líbano. Em 2005, 66.300 cabeças de gado foram exportadas ao Líbano para abate. Um significativo decréscimo, em 2004 a UE exportou 123.825 animais.

Nos últimos anos, houve um grande aumento nas exportações de bovinos vivos ao Líbano do Brasil. Em 2003, o Brasil exportou 1.000 cabeças de gado. Nos primeiros 10 meses de 2005, o Brasil exportou 84 mil cabeças para abate no Líbano.

Fonte: Meatnews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.